UFSM instala câmeras em prédio onde frases racistas foram pichadas em Santa Maria

G1 RS, 25/09/17, Geral, Online

Para ver o vídeo completo acesse o link a cima.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) determinou a instalação de câmeras de segurança no prédio onde foram frases racistas foram pichadas no Centro de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Quatro equipamentos foram colocados no entorno da sala do diretório acadêmico do curso de Direito, onde foram escritas as ofensas direcionadas a pelo menos dois alunos.

A pichação foi constatada no último dia 14. Entre as frases gravadas nas paredes do Diretório Livre Acadêmico do curso, estava: “o lugar de vocês é no tronco” e “fora negros”.

A PF instaurou um inquérito que deve ser concluído dentro de 30 dias a partir da constatação. O autor das frases pode responder pelos crimes de racismo ou injúria racial, que podem acarretar em penas de um a três anos de prisão. Revoltados com a situação, estudantes realizaram uma mobilização no dia 18, com cartazes contra o preconceito.

Diretório fechou sala

Para preservar as vítimas, o diretório fechou as portas da sala onde estavam escritos os nomes dos universitários atacados. Elisandro Ferreira, de 43 anos, um dos estudantes que teve o nome estampado na parede, diz que não consegue acreditar no que aconteceu.

“Sexta-feira mesmo eu tinha aula, eu não me senti com coragem para entrar na sala de aula, porque em cinco anos que estou aqui, não se sabe quem é quem na sala de aula”, desabafa o estudante.

Elisandro acredita que falta respeito e igualdade. “Não comprei a vaga, a gente lutou, estudou para estar aqui, foram noites de estudos. Eu trabalhando, estudando cuidando de família, ela também para poder estar aqui. Não usamos nenhuma pessoa para chegar aqui.”

Universidade abriu processo administrativo

A reitoria da Universidade Federal de Santa Maria informou que está abrindo um processo administrativo disciplinar. Esclareceu ainda que auxiliará a Polícia Federal no que for necessário.