Obras do Museu do Conhecimento da UFSM começam em dezembro, com investimento de R$ 3,5 milhões

ZH Gaúcha RS, 10/10/17, Geral, Online.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aguarda para dezembro dar início às obras do Museu do Conhecimento. Os serviços terão um custo de R$ 3.508.412,00 – sendo que R$ 2,4 milhões serão provenientes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que é um órgão público de fomento à ciência e à tecnologia. Mas a universidade dará contrapartida própria de R$ 1,1 milhão.

A empresa responsável pelos serviços é a Construtora e Incorporadora Palmitinho, que terá até 15 meses para executar a obra. A assinatura do contrato com a universidade ocorreu no mês passado. Conforme a Pró-Reitoria de Administração, a empresa solicitou um prazo maior para viabilizar o canteiro de obras. Com isso, os serviços, que começariam no mês passado, serão iniciados em dezembro.

A pró-reitoria informa que o recurso de R$ 1,1 milhão da universidade sairá da verba destinada a obras e compras de equipamentos. O que não vai inviabilizar os custos com o pagamento de demandas do dia a dia – como água, luz, telefone.

A obra será erguida próximo ao Centro de Convenções, no campus da UFSM, no bairro Camobi. O projeto prevê um prédio de dois andares e parte dele com a fachada de vidro. O local também terá de seis a oito laboratórios de pesquisa, um pátio central na entrada e dois espaços maiores para exposição da produção intelectual da própria academia.

Conforme a professora do Centro de Educação Cláudia Ribeiro Beloquio, o local será um espaço para a popularização das ciências humanas e promover a circulação do conhecimento.

O prédio abrigará trabalhos dos cursos das Ciências Humanas, Comunicação, Educação e Música.