Oficinas de jogos tradicionais divertem a criançada na UFSM

Diário de Santa Maria, 28/10/17, Esportes, Online.

Mais de 22 modalidades de jogos estiveram presentes na manhã deste sábado

Oficinas de jogos tradicionais divertem a criançada na UFSM Lucas Amorelli/New CO DSM
Foto: Lucas Amorelli / New CO DSM

A manhã de sábado foi movimentada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desde as 9h, mais  de 400 pessoas, entre crianças e adultos, participaram do 1º Encontro Brasileiro de Jogos Tradicionais e Autóctones, organizado por pesquisadores da instituição, em parceria com a prefeitura de Santa Maria.

As atividades, abertas ao público em geral, foram marcadas pela participação de pais e filhos nas oficinas de mais de 20 jogos, que incluíram corrida de tamancos, cabo de guerra, laço de vaca parada e outras tantas brincadeiras que fizeram parte da infância de muita gente.

E foi isso o que motivou o servidor público Flávio de Freitas a levar a filha, Marina, de 10 anos, para a universidade. Apesar da chuva, que fez com que as atividades não pudessem ser realizadas ao ar livre, a manhã foi de muita descoberta e diversão para pai e filha.

– A gente gosta muito de brincar com brinquedos tradicionais em casa. Ela adora, e a gente se diverte bastante. Hoje, não foi diferente… – contou o pai.

Santa Maria - RS - BRASIL 28/10/20171º Encontro Brasileiro de Jogos Tradicionais e Autóctones na UFSM

Marina foi com o pai, Flávio, para passar a manhã brincando e conhecendo jogos diferentesFoto: Lucas Amorelli / New CO DSM

– Eu brinquei em todos os jogos, mas o que eu mais gostei foi o kubb (saiba o que é, logo abaixo). Eu achei legal porque são brinquedos antigos que a gente pode se divertir. Só gostaria que essa manhã durasse mais! – comentou Marina.

O professor e um dos organizadores, Pierre Normando Gomes da Silva, ressaltou que a ideia do Encontro não era criar uma “competição” entre os jogos tradicionais e os tecnológicos, mas dar visibilidade às brincadeiras que fizeram parte da cultura de muitos adultos e que podem ser passados aos filhos.

– A gente quer mostrar que tem espaço para todos os tipos de jogos, mas que não podemos perder a essência do que faz parte da nossa cultura. Com isso, queremos que as crianças aprendem as coisas, na vida, a partir do que aprendem com os jogos – destacou.

Segundo a professora Elizara Carolina Marin, do curso de Educação Física da UFSM e uma das coordenadoras do Encontro, a expectativa com as brincadeiras foi superada. Para ela, o objetivo principal era trazer às crianças a possibilidade de conhecer a aprender a brincar com os jogos tradicionais.

– Foi incrível, porque vimos que nenhuma criança estava com o celular na mão. Todos se divertiram muito e a gente fica muito feliz com o resultado. Nossa ideia, agora, é que possamos fazer dessa atividade algo fixo na cidade, para proporcionar esse aprendizado às crianças.

Além das oficinas de jogos, na sexta-feira foram realizadas palestras e exposições de jogos tradicionais. Pesquisadores de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraíba participaram das atividades.

Foto: Lucas Amorelli / New CO DSM

CONHEÇA AS 22 ATIVIDADES OFERECIDAS

BAGATELA
Brinquedo tipo pinball, de madeira, em tamanho reduzido. Cedido pelo Museu dos Clubes Caça e Tiro de Blumenau