Projeto de tecnologia para agricultura é apresentado na Feira do Livro

Categorias Outros veículos

Rádio Progresso, Online. 08/11/2017.

Nesta quarta-feira, 8 de novembro, foi apresentado na Feira do Livro em Porto Alegre o projeto Drones aplicados à agricultura de precisão. Com o desenvolvimento de um sistema de processamento de imagens, o objetivo do projeto é reduzir o desperdício de recursos e aumentar a eficiência da plantação, tornando as atividades agrícolas mais sustentáveis.

A tecnologia é acoplada aos drones que sobrevoam a lavoura fazendo um mapeamento e identificando pontos que precisam de maior atenção, permitindo ao agricultor aplicar os insumos, como quantidade de água, pesticidas ou adubos, de maneira mais precisa. O processamento das imagens é feita em tempo real, diminuindo o período para solucionar o problema e aumentando a eficácia da produção.

O drone é controlado por controle remoto, que conectado com um celular ou tablet, acessa um aplicativo que elabora o plano de vôo e calcula a autonomia do aparelho. O sistema é todo automatizado e o software capta e processa as imagens, enviando as informações direto para o servidor online.

A iniciativa é coordenada por professores do curso de Engenharia da Computação da Uergs, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e desenvolvida em conjunto com pesquisadores interdisciplinares da UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, e Ufrgs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto tem o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, Fapergs.

A coordenadora do projeto, doutora em engenharia eletrica e professora da Uergs, Adriane Parraga informa que a iniciativa ainda está em fase de aprimoramento. “Nosso projeto começou a seis meses, e nossa estimativa é que seja concluído em um ano e meio ou dois anos. A ideia é que o software seja disponibilizado de forma gratuita e o agricultor terá acesso ao sistema online através dos servidores, não precisando instalação de programas”, explica.