UFSM tem R$ 2,5 milhões liberados para obras que começarão em 2018

Categorias Zero Hora

Gaúcha ZH, Online, 18/11/2017.

Ronald Mendes / Agencia RBS

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) obteve a liberação de R$ 2,5 milhões por meio da Finep – financiadora ligada ao Ministério da Ciência e da Tecnologia – o que garantirá, na prática, a viabilidade de cinco obras. O valor integra um recurso maior de R$ 6 milhões – montante aprovado pelo Finep, que deve ser liberado de forma gradativa a partir do próximo ano.

_ Tivemos aprovados um aporte de R$ 6 milhões via Finep. Mas, de fato, aprovados, são R$ 2,5 milhões. O que nos dá a possibilidade de iniciar um conjunto de obras importantes _ pontua o coordenador de Projetos Institucionais, Marcio Mazutti.

Segundo ele, quatro obras devem começar em março de 2018 e terão um tempo médio de 18 meses para duração. Para o próximo mês, está previsto o início dos trabalhos do Museu do Conhecimento.

As obras, conforme Mazutti, contam com recurso da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), mas a universidade também terá de dar contrapartida para viabilizar as obras que chegará, ao todo, à cifra de R$ 3,5 milhões.

As obras

Entre elas estão, laboratórios de análises biodinâmicas do solo; de fisiologia de peixes; de modelagem animal e ciência e tecnologia de alimentos e também está prevista a construção de um núcleo de desenvolvimento de materiais avançados.

No momento, há um conjunto de 30 obras em andamento tanto no campus principal, no bairro Camobi, quanto nos demais campi. A unidade de Cachoeira do Sul é onde se dá o maior número de obras, fora da sede principal.