Central de UTI do Husm tem nova data para ser entregue

Diário de Santa Maria, 24/11/2017, Geral, Online.

 SANTA MARIA, RS, BRASIL.10/10/2017.OBRA CENTRAL DE UTIS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA DEVEM FICAR PRONTA NO FINAL DO ANOFOTO: GABRIEL HAESBAERT / NEWCO DSM
A construção começou em 2013Foto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

A conclusão da obra da Central de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), prevista para ser entregue em dezembro deste ano, teve que ser prorrogada mais uma vez. Depois de passar por várias idas e vindas, a obra iniciada em 2013, parada em 2015 e retomada em 2016, tem um novo prazo para ser entregue: primeiro semestre de 2018. Conforme o pró-reitor de administração da universidade José Carlos Segalla, a decisão foi tomada depois de uma auditoria entre a Universidade (UFSM), Controladoria Geral da União (CGU), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a empresa que está executando a obra (Install Elétrica).

– Ocorreram supressões e inclusões, mudanças no projeto e outras alterações necessárias. Agora, o prazo máximo para que a obra seja entregue é de 210 dias, a contar do dia 10 de novembro, ou seja, até 7 de junho. Esse foi um acordo entre as partes. Pode até terminar antes, porque o prazo não será mais prorrogado – explica Segalla.

Ainda conforme o pró-reitor, a obra está orçada em R$ 7,7 milhões. O recurso é oriundo do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Depois de enviado à Universidade, é a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) quem repassa o valor para a empresa prestadora do serviço.

ATENDIMENTO

Com essa mudança no prazo de entrega, o atendimento à população também ficará para o ano que vem. Dois levantamentos estão sendo feitos. Um deles diz respeito à aquisição de equipamentos, elaborado por profissionais da Ebserh em Santa Maria. A licitação para a compra dos equipamentos deve ser aberta ainda neste ano. O outro é referente à ampliação do quadro de funcionários que irão trabalhar na Central, denominado Plano de Redimensionamento de Pessoal.

O documento foi estudado por quatro profissionais que fazem parte da Diretoria de Gestão de Pessoas da sede da Ebserh, que fica em Brasília. Eles estiveram em Santa Maria durante cinco dias avaliando a estrutura, os serviços, os leitos e os aparelhos necessários para o funcionamento e, conforme o gerente administrativo do hospital, João Batista Vasconcellos, o documento já está pronto. O quadro de novos servidores deve ser preenchido por meio de cadastro reserva e também com um novo concurso público.

– O documento está pronto, mas está tramitando na sede, em Brasília. O levantamento sobre a necessidade dos equipamentos ainda está sendo elaborado e deve ficar pronto neste ano. A obra é complexa e não deve atrasar o começo dos atendimentos – salienta.

 SANTA MARIA, RS, BRASIL.10/10/2017.OBRA CENTRAL DE UTIS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA DEVEM FICAR PRONTA NO FINAL DO ANOFOTO: GABRIEL HAESBAERT / NEWCO DSM
Depois de pronta, a Central de UTIs passará de 49 para 82 leitosFoto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

LEITOS

Com a Central de UTIs, o Husm passará dos atuais 49 para 82 leitos – sendo 30 adultos, 22 intermediários neonatais, 20 neonatais e 10 de pediatria. A construção do prédio de dois andares fica sobre o atual pronto-socorro. Conforme Vasconcellos, existe um planejamento para reformar as áreas onde, atualmente, estão as UTIs. Inicialmente, serão utilizados para leitos hospitalares e áreas de apoio ao ensino e à assistência.

De acordo com  o pró-reitor de Infraestrutura da UFSM, Eduardo Rizzatti, como a obra é complexa, não haverá problema em prorrogar o prazo de entrega do prédio. A obra está entre 70 e 80% concluída.

Comentários estão fechados.