No último mês do ano, UFSM recebe recursos pendentes para obras e manutenção

Categorias Zero Hora

Gaúcha ZH, 05/12/2017.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) obteve, recentemente, a liberação dos recursos pendentes do governo federal paras as demandas de custeio e para tocar obras em andamento da instituição.

Conforme a Pró-Reitoria de Planejamento, os valores foram depositados entre novembro e o começo deste mês. O montante totaliza, ao longo do ano, R$ 151 milhões – entre recursos para garantir o dia a dia da instituição quanto para assegurar a sequência de mais de 30 obras no campus principal e nos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Frank Casado, na segunda-feira (4) foram depositados R$ 8 milhões para da sequência às obras que estão em andamento no campus principal e nas demais unidades. Esse valor se soma aos R$ 25 milhões – já liberados ao longo deste ano – o que totaliza uma verba de R$ 33 milhões. Deste total, R$ 7 milhões foram destinados ao campus de Cachoeira do Sul.

A instituição também obteve em dezembro a liberação de mais R$ 6 milhões para custeio, ou seja, para o pagamento de prestadores de serviços, de terceirizados, de água, luz e telefone. No começo do ano, havia uma projeção de liberação de R$ 122 milhões, valor, agora, que ficou em R$ 118 milhões – já que os R$ 4 milhões restantes foram remanejados para atender obras da universidade.

Conforme a pró-reitoria, desde 2014, a universidade tem recebido nos últimos meses do ano a liberação de valores pendentes por parte do governo federal.