Campanha para intercâmbio de jovem músico nos EUA supera meta: ‘Gratidão’

G1 RS, 22/12/17, Geral, Online.

Wendell da Rosa ganhou uma bolsa para estudar na Geórgia por dois meses, mas precisava de dinheiro para outras despesas.

O jovem músico divulga a campanha pela internet. Até o dia 15 de janeiro, ele precisa de R$ 15 mil para pagar despesas da viagem (Foto: Ageu Rocha)

Em pouco mais de três meses, o estudante de música Wendell da Rosa não só bateu a meta de arrecadação de sua campanha na internet, como a superou. Dos R$ 15 mil previstos para custear suas despesas extras de um intercâmbio, que ganhou durante um concurso, R$ 18,3 mil já estão na conta do contra-baixista de 20 anos. Suas passagens, para 12 de janeiro, já estão garantidas também.

“Foi maravilhoso, um sentimento de gratidão imenso”, alegra-se Wendell.

O estudante foi o vencedor do Festival de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria, e como prêmio recebeu uma bolsa de intercâmbio na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. A bolsa, porém, cobre apenas as despesas da universidade. A solução foi abrir uma campanha de arrecadamento na internet para conseguir custear os gastos extras.

Wendell finalizou o quarto semestre do Bacharelado em Música da UFRGS, trabalha na própria universidade como bolsista, para juntar dinheiro, e mora com os pais e o irmão em Esteio, Região Metropolitana de Porto Alegre.

Ele conta que mais de 50% das doações surgiram em dois dias. Entre eles estava um homem que, após ler a história de Wendell no G1, em outubro, o procurou para doar as passagens, já que tinha milhas de viagens aéreas sobrando. “Na minha casa, foi uma festa”, relata o rapaz, que conheceu o doador pessoalmente, quando este foi a um concerto dele. “Foi bem bacana este momento”.

A passagem seria uma das despesas incluídas na estimativa da campanha de arrecadação. Gastos com documentos como vistos, estadia e alimentação, que ficam por conta de Wendell, estão garantidos agora, com os mais de R$ 18 mil obtidos. Como o site cobra uma comissão, a campanha permanece no ar, para conseguir cobrir também essa despesa.

Com passagens compradas, visto garantido e planejamento encaminhado, Wendell agora espera pelo embarque, no dia 12 de janeiro.

Inspirado pelas mais de 120 doações, Wendell compôs uma música, em agradecimento. Disponível, no canal do músico no YouTube, a composição se chama “Ascensão de uma batalha perdida”.