Universidades e institutos federais do RS ganham R$ 20 milhões em recursos extras do Ministério da Educação

G1 RS, 03/01/2018.

Valor será destinado a cinco universidades e três institutos de educação federais do estado iniciarem as atividades de 2018. Verba pode ser usada para obras de ampliação ou reforma, aquisição de equipamentos e contratação de serviços terceirizados.

Para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, serão R$ 2,1 milhões em recursos extras, segundo o MInistério da Educação  (Foto: Imprensa/UFRGS)
Para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, serão R$ 2,1 milhões em recursos extras, segundo o MInistério da Educação (Foto: Imprensa/UFRGS)

O Ministério da Educação anunciou, nesta quarta-feira (3), a liberação de R$ 20.568.995 milhões em recursos extras para cinco universidades e três institutos de educação federais do Rio Grande do Sul. O valor pode ser utilizado em ações de custeio e investimento em obras de ampliação ou reforma, aquisição de equipamentos e contratação de serviços terceirizados.

“Esses recursos chegam às universidades permitindo aos reitores fecharem o exercício com mais tranquilidade e planejarem o início de 2018, seja honrando contratos já em andamento, seja adiantando ordens de serviços e planejamento de obras, o que dá a eles uma maior capacidade de execução de ações”, avaliou o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Para todo o Brasil, o investimento fica em R$ 1,2 bilhão, entre recursos e liberação para empenho, sendo R$ 251,2 milhões para universidades e R$ 93,7 milhões para os institutos federais.

No estado, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é a que receberá a maior quantia: R$ 5.751.535. Em seguida aparecem na lista o Instituto Federal Rio-grandense (Ifsul), que tem direito a R$ 3.119.768, e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que será contemplada com R$ 3.053.594.

Recursos destinados para as universidades federais

• Universidade Federal do Rio Grande do Sul - R$ 2.192.156
  • Universidade Federal de Santa Maria - R$ 5.751.535
  • Universidade Federal do Pampa - R$ 3.053.594