Husm vai receber R$ 1,2 milhão do Governo Federal

Tags , ,

Diário de Santa Maria, 10/01/18, Saúde, Online.

Rehuf vai repassar R$ 31 milhões a 48 hospitais universitários de todo o país

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira um repasse de R$ 31 milhões para 48 hospitais universitários do Brasil. A verba é do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

No Rio Grande do Sul, dois locais vão receber os recursos. O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) receberá R$ 1,2 milhão, e o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior (HU-Furg), em Rio Grande, terá o repasse de R$ 782 mil. Ao longo do ano, as unidades continuarão recebendo recursos do programa, que tem orçamento previsto de R$ 875 milhões para todo o país.

Segundo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa ligada ao MEC que administra os hospitais, os recursos têm sido destinados por orientação do Comitê Gestor Nacional do programa. Entre os critérios, estão itens como porte do hospital (número de leitos), o perfil assistencial (baixa, média ou alta complexidade), obras e reformas em andamento, bem como o fato de operar exclusivamente na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Rehuf foi instituído em 2010, viabilizando aportes extraordinários para pesquisas, manutenção e reestruturação dos hospitais universitários do Brasil, além da aquisição de materiais médico-hospitalares.

Com informações da Agência Brasil