Novos bixos da UFSM têm quatro dias para confirmar a vaga

Diário de Santa Maria, 31/01/2018, Geral, Online.

Classificados na chamada regular têm de amanhã até a próxima terça-feira para entregar documentação

Joyce Noronha

Fotos: Charles Guerra (Diário)

Confirmação de vagas vai até terça-feira. Período de inscrições para a lista de espera encerra dia 7 de fevereiro

Depois de saber da classificação em primeira chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nas instituições de Ensino Su perior, é hora de os candidatos confirmarem vaga e fazerem matrícula. Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o período da chamada regular começa amanhã e segue na sexta, segunda e terça-feira. São 3.191 vagas para o primeiro semestre deste ano, segundo o responsável institucional pelo Sisu na UFSM, professor Jerônimo Tybusch.

Nesta etapa, os candidatos aprovados nos quatro campi da UFSM (Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul) devem comparecer pessoalmente ao campus Camobi, em Santa Maria, para garantir vaga e fazer matrícula.

PRAZO DE ENTREGA

• Quando - Amanhã, sexta, segunda e terça-feira
  • Horário - Das 9h ao meio dia e das 14h às 17h
  • Onde - Auditório Wilson Aita, prédio 7, anexo C, 2º andar do Centro de Tecnologia (campus Camobi, em Santa Maria)

ATENÇÃO! NÃO ESQUEÇA OS DOCUMENTOS

Os candidatos devem entregar:

CÓPIA AUTENTICADA OU UMA VIA ORIGINAL

• Histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente*

*Aqueles candidatos oriundos de escolas que, devido à greve/paralisação, terão atraso na conclusão do ano letivo, devem apresentar Atestado de Freqüência emitido pela respectiva direção escolar, informando a data prevista para a conclusão do ano letivo

UMA CÓPIA

• Certidão de nascimento ou casamento
  • Documento de Identidade Civil (RG)
  • CPF
  • Título Eleitoral
  • Documento militar
  • Registro junto ao Ministério da Justiça*
  • Declaração de Equivalência de Estudos*

* Apenas para candidatos estrangeiros ou que tenham concluído o Ensino Médio no exterior

UMA VIA

• Atestado Médico de aptidão ao esforço físico (apenas para candidatos da Educação Física – Licenciatura e Bacharelado)

PRESENÇA

O professor, que também é o coordenador de Planejamento Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e presidente da Comissão de Ingresso Acadêmico, diz que é possível que o candidato faça uma procuração autorizando outra pessoa a entregar a documentação para garantir a vaga. Contudo, a procuração não é válida para cotistas de autodeclaração (negros, pardos ou indígenas) e de pessoa com deficiência.

O professor pede que o candidato compareça e que preste bastante atenção à documentação a ser entregue.

- A lista dos documentos está no edital. Vai ter um prazo para recurso, caso o aluno tenha algum documento errado ou faltante. Mas o ideal é estar com tudo revisado e em mãos para não correr riscos – reforça o professor.

Confira aqui o edital 003/2018, que no anexo 1 apresenta informações sobre a chamada regular.

LISTA DE ESPERA

Além dos candidatos classificados para a chamada regular, quem quer entrar na lista de espera também precisa ficar atento a prazos, pois a inscrição está aberta desde segunda-feira e encerra às 23h59min do dia 7 de fevereiro, quinta-feira da próxima semana.

Para participar da lista de espera, o candidato deve manifestar o interesse por meio da página do Sisu. Quem tiver intenção de participar da lista de espera, pode ficar na disputa de uma vaga remanescente, pela chamada oral do Sisu. O edital 004/2018 apresenta as datas de 15 a 25 de fevereiro e os horários previstos para as chamadas orais em cada campus da UFSM.