Alunos da rede estadual conhecerão a UFSM em Cachoeira

Assessora pedagógica Eliane Sousa, da 24ª CRE, professor Fábio Beck, da UFSM, e Coordenadora Regional de Educação Julieta Prestes. Foto: ACS/24ª CRE (Patricia Vargas)

Alunos de 10 escolas estaduais da região conhecerão as graduações oferecidas pelo campus de Cachoeira do Sul da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadores dos cursos, professores, acadêmicos e bolsistas irão até as salas de aula para motivar alunos do ensino médio a seguirem na carreira das engenharias e arquitetura.

A parceria com a 24ª Coordenadoria Regional de Educação no projeto de extensão “UFSM vai às escolas” foi renovada nesta terça-feira (27), entre o coordenador da atividade, professor Dr. Fábio Beck, e a Coordenadora Regional de Educação, professora Julieta Prestes. Em 2017, o projeto antigo mais de 570 alunos. Na rede estadual, foi desenvolvido nas escolas Liberato Salzano Vieira da Cunha, Borges de Medeiros e João Neves, de Cachoeira do Sul, e no Colégio Cerro Branco, de Cerro Branco.

Ao longo de 2018, escolas de ensino médio de 10 municípios da região da 24ª CRE serão contempladas. Para a coordenadora Julieta, o projeto promove a integração entre universidade e escola, abrindo caminhos para a parceria educacional.

Beck completa que essa aproximação também ajuda a fortalecer a inserção da UFSM-Cachoeira do Sul na comunidade, tendo em vista que o campus ainda é recente – foi instalado em dezembro de 2013. “Queremos que os alunos estaduais conheçam as oportunidades de formação oferecidas por uma universidade pública, de qualidade e próxima da sua casa”, resume o professor. O projeto envolverá alunos de segundo e terceiro anos do Ensino Médio.

As 10 escolas estaduais que receberão a UFSM em 2018:

Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Sul

Willy Roos, de Agudo