UFSM está pronta para receber a calourada

Diário de Santa Maria, 04/03/2018, Geral, Online.

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A felicidade de ser “bixo” da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é tão grande que a comemoração ocupa as redes sociais, que também servem como canal de comunicação entre os calouros e os veteranos. A troca das capas de Facebook e fotos de perfil estão entre as “missões” que os novos alunos da UFSM receberam, antes mesmo de as aulas começarem. Nesta segunda-feira, cerca de 24 mil estudantes voltam a ocupar os campi da instituição, e, para muitos, a expectativa é grande.

Ao entrar no perfil de Cristiane dos Santos Clavé, 31 anos, é possível verificar que ela é bixo em Gestão de Turismo. Sobrevivente da tragédia na boate Kiss, ela conta que ingressar na UFSM é a realização de um sonho e o cumprimento de uma promessa que fez à mãe Maria José dos Santos, que morreu em 2009. Agora, que está na instituição, conta que vai aproveitar a semana de recepção.

_ Eu esperei muito para chegar aqui, então, vou aproveitar tudo a que tenho direito _ diz Cristiane.

A caloura em Gestão Ambiental Marcela Medina, 26 anos, também comemora a aprovação e já segue “as ordens” dos veteranos, com a troca da capa do Facebook para uma imagem diferente e divertida.

Depois de invadirem as redes sociais, os calouros estão mais perto de circular pelos campi da universidade. E, para recepcionar os calouros, a UFSM, por meio das pró-reitorias de Assuntos Estudantis, de Graduação e de Extensão, em parceria com o Diretório Central do Estudantes (DCE), realiza a Semana da Calourada, que tem como um dos objetivos coibir os trotes com assédio moral, mais conhecido como trote sujo. As atividades começam na próxima segunda-feira e terminam no outro domingo, com uma edição do Viva o Campus.

Ansiosa pelo começo das aulas, Camila Stéfany Franco, 18 anos, que conquistou uma vaga em Tecnologia em Alimentos, diz que já olhou bem a programação e acha a ideia de recepcionar os bixos com atividades dentro do campus muito boa. Ela conta que, dessa forma, os novos alunos têm chance de conhecer mais a estrutura e os prédios da instituição.

TUDO PRONTO
O coordenador de comunicação do DCE, Rodrigo Poletto, 20 anos, conta que a programação foi toda pensada nos dois principais temas desta edição do evento: combate às opressões e assistência estudantil. A ideia é interagir com os bixos e mostrar que é possível fazer uma recepção sem assédios, moral ou sexual, e sem discriminação, de acordo com Poletto.

Ele explica que um edital foi aberto para a escolha das atrações artísticas que compõem a programação da Semana da Calourada na UFSM.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO*

Segunda-feira (5/03)

  • 12h - Duo UmDia, exposição da Grife/Editora UFSM no RU I e distribuição da Revista Arco – Jornalismo Científico e Cultural da UFSM, em frente ao RU I
  • 17h - Banda Casa dos Fundos, no espaço Multiuso
  • 18h - Apresentação geral reitor, pró-reitorias acadêmicas, DCE, UMA, Zelo, APG, CEU, no Espaço Multiuso
  • 20h - Food Truck Festival Santa Maria, no Centro de Eventos

Terça-feira (6/03)

  • 17h - Banda The Césaros, no espaço Multiuso
  • 18h - Roda de Conversa sobre Combate às Opressões, no Espaço Multiuso

Quarta-feira (7/03)

  • 17h - Sessão Planetário – Calourada UFSM 2018
  • 18h - Roda de conversa sobre Assistência Estudantil, no Espaço Multiuso
  • 20h - Perversie, no espaço Multiuso

Quinta-feira (8/03)

  • 12h - Apresentações artísticas temáticas Dia da Mulher com o Bloco TPM e exposição da Grife/Editora UFSM, em frente ao RU I
  • 18h - Apresentação “Um útero é do tamanho de um punho”, do DA da Arquitetura e Urbanismo, em frente à Biblioteca Central
  • 20h - Espetáculo de Circo (UFSM), no Teatro Caixa Preta

Sexta-feira (9/03)

  • 12h - Intervenção
  • 20h - Espetáculo Marat de Sade segundo Trupe Satolep (UFPEL), no Teatro Caixa Preta
  • 22h - Boate do DCE | Especial Calourada 2018

* Todos os dias, o DCE terá as Centrais da Calourada, para recepcionar e passar informações aos calouros 

 

Domingo (11/03)

  • 14h - Viva o Campus especial Calourada UFSM 2018
  • 16h - Distribuição da Revista Arco – Jornalismo Científico e Cultural da UFSM
  • 17h - Passeio Ciclístico da Calourada (do CTISM ao Centro de Eventos pela Pista Multiuso)

MANUAL AJUDA BIXOS A COMO “SOBREVIVER” NA INSTITUIÇÃO

Além da Semana da Calourada, a UFSM, em parceria com o DCE e o Projeto Zelo, elaborou o “Manual de Sobrevivência para Estudantes da UFSM: Dicas e Informações para Você Começar Bem“. Com linguagem simples e divertida, o guia traz informações de como solicitar as carteirinhas do Restaurante Universitário (RU), que garantem fazer as refeições no local, e da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), que permitem ao estudante comprar passagem pela metade do preço.

O manual também apresenta mapas dos campi da UFSM, horários de funcionamento dos setores da instituição e os telefones mais importantes da universidade. Ensina os estudantes como verificarem as linhas e horários de ônibus que levam até o campus Camobi e outras informações para “sobreviver” na UFSM.

 

 

Comentários estão fechados.