Parceria entre UFSM e Exército quer alavancar o atletismo em Santa Maria

Diário de Santa Maria, 15/03/2018, Esportes, Online.

Equipe composta por alunos e militares participará de competições estaduais e nacionais em 2018

Naiôn Curcino

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Reativada no final do ano passado, a equipe Atletismo UFSM, que funciona dentro do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems), dá um grande passo para alavancar a modalidade na cidade. Desde 2017, vinha sendo estudada uma parceria com o Exército. E, finalmente, ela foi firmada. Desde a última semana, os treinamentos do time, composto por universitários, estão sendo realizados também com a presença de aproximadamente 30 militares, no campo do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da universidade.

- Participamos da Copa Unisinos, no final do ano passado, e voltamos com bons resultados de lá. Voltei instigado de que tínhamos de ser mais fortes. Logo depois, tivemos uma reunião com o pessoal do Exército, por conta de uma competição que eles iam realizar no CEFD, e surgiu o interesse das duas partes – conta o professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, que coordena a equipe de atletismo da UFSM e é um dos responsáveis pelo Nieems.

Por parte do Exército, o interesse surgiu em duas frentes. Uma pela possibilidade de contar com um espaço mais adequado para os treinamentos. Outra é ter à disposição o conhecimento especializado dos professores para preparar os militares para as provas.

- No ano passado, começamos a levar a nossa equipe de atletismo para fazer os treinamentos na UFSM, pela estrutura. Até temos nos quartéis, mas, lá, as condições são melhores. A partir daí, começamos a participar dos treinamentos, visando, principalmente, às competições militares. Fizemos uma reunião para que pudéssemos firmar esse convênio e formar uma equipe permanente. A parceria é boa para o Exército porque teremos pessoas qualificadas, que têm o conhecimento teórico – ressalta o capitão Thierry Ricardo Guimarães Rocha, responsável pelo grupo de atletismo da 6ª Brigada de Infantaria Blindada.

Como conta com o apoio da reitoria da UFSM, a equipe conseguiu os recursos necessários para fazer a filiação à Federação Gaúcha e à Confederação Brasileira de Atletismo. Com isso, os atletas, tanto universitários quanto militares, poderão disputar provas em nível estadual e nacional.

O grupo, incluindo militares e universitários, tem atletas para a disputa de várias modalidades do atletismo: quase todos os tipos de corridas, rasas, longas e de velocidade, saltos em distância e em altura, arremesso de peso, lançamentos de dardo e de disco, entre outras. Os treinamentos estão ocorrendo cinco vezes por semana, para os alunos, e três, para os militares, que, nos outros dois dias, treinam no quartel.

SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES
Na próxima quarta-feira, às 11h30min, ainda será feita uma avaliação para novos integrantes. Qualquer pessoa que tiver interesse em alguma modalidade de atletismo pode ir até o CEFD, com roupa adequada, para participar das atividades.