Missão de Santa Maria visitará fábricas de tecnologia e defesa em São Paulo

Diário de Santa Maria, 11/04/2018, Geral, Online.

Prefeito, reitor da UFSM e autoridades irão em busca de mais parcerias

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, o vice-reitor, Luciano Schuch, o presidente da AM-Centro, Tiago Gorski Lacerda, o presidente da Cacism, Rodrigo Decimo, o presidente do Conselho Superior da Agência de Desenvolvimento (Adesm), Carlos Costabeber, e professores de cursos das áreas de engenharia partem nesta quarta-feira para São Paulo em uma missão técnica para conhecer empresas de defesa e aeroespaciais e estreitar relações com as mesmas.

A missão, organizada pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e pelo Comando da Aeronáutica, será conduzida pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Rossato, incluirá visita técnica à fábrica de aeronaves Embraer, para conhecer o novo avião cargueiro KC-390 da Força Aérea, à Academia da Força Aérea (AFA), ao Departamento de Ciência e Tecnologia da FAB e à Avibras, que fabrica blindados e lança-foguetes Astros 2020.

Entre os objetivos, estão conhecer as novidades tecnológicas e abrir novas portas para possíveis parcerias entre as universidades de Santa Maria e empresas de defesa, a exemplo do que ocorre com a Embraer e a Avibrás, que já têm contratos com a UFSM para desenvolvimento tecnológico. Um simulador do lançador de foguetes Astros 2020, por exemplo, está sendo desenvolvido na UFSM. Essa viagem faz parte de um projeto para fortalecimento de Santa Maria como polo tecnológico e na área de defesa.

 

Comentários estão fechados.