Viva o Campus propaga tema da adoção em Santa Maria

Diário de Santa Maria, 27/05/2018, Geral, Online.

Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção promoveu roda de conversa e caminhada no campus da UFSM

Camila Gonçalves

Foto: Renan Mattos (Diário)

Além de música, a edição do Viva o Campus deste domingo, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), trouxe o tema da adoção para a pauta dos santa-marienses. O Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção em Santa Maria (Gaia) realizou uma caminhada pela adoção e uma roda de conversa sobre o assunto. Segundo a presidente do Gaia, Daniela Ramos Sonza, a ideia de trazer o tópico para a universidade é falar da adoção legal e segura.

- Queremos tratar da garantia dessa forma de parentalidade que está cada vez mais solidificada na consciência e na cultura da sociedade – disse.

O casal Luciane Bitencourt Balcemão, 43 anos, e Darci Ramm, 52 anos, uma das famílias integrantes do Gaia, aproveitou o domingo ensolarado de temperatura elevada para passear com as filhas adotivas Yasmin, 5 anos, e Lais, 3 anos. Há quase um ano, as irmãs de sangue fazem parte da família. De acordo com eles, foi um longo caminho, cheio de obstáculos burocráticos. Darci reforça que, depois da criação do Gaia, os pais conseguem ter ajuda no encaminhamento da documentação, mas as leis ainda dificultam a vida de quem adota e das crianças.

- Há coisas que não podem esperar. A nossa legislação torna os abrigos um depósito de crianças. E para nós (a adoção) está sendo uma experiência maravilhosa. Nós (o casal) gostamos de criança e gostamos de bagunçar, então está sendo ótimo – conta o pai.

No palco do Espaço Multiuso, as bandas Capadócia Estelar e Vespertinos conduziram a programação artística. A Polifeira do Agricultor, mantida pelo Colégio Politécnico da UFSM, também foi erguida no campus para garantir ao público diversos itens produzidos por agricultores familiares.

Entidades e grupos artísticos interessados em participar das edições do Viva o Campus de agosto a dezembro poderão se inscrever para a chamada pública para a formação de cadastro. O período de inscrições é de 4 de junho a 12 de julho. O edital pode ser acessado no link da Pró Reitoria de Extensão da UFSM.

Comentários estão fechados.