Empresas de ônibus de Santa Maria têm diesel para manter o transporte coletivo até quarta-feira

Gaúcha ZH, 28/05/2018, Geral, Online.

Foram adotadas medidas como, por exemplo, redução de horários e da frota

O transporte coletivo de Santa Maria opera com restrição, nesta segunda-feira (28), em decorrência da greve dos caminhoneiros. A Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) informou a GaúchaZH que os ônibus saem a cada 30 minutos das garagens das empresas. Os intervalos, contudo, podem variar e, com isso, ter um período de tempo maior entre as viagens. Na prática, as linhas já contabilizam atrasos. A medida tem por objetivo economizar diesel, e as seis empresas estimam ter combustível para manter os ônibus nas ruas até a próxima quarta-feira (30).

Nesta segunda-feira, o transporte coletivo funcionou sem qualquer alteração de horário até as 8h30min, por ser considerado o horário de pico pelos usuários que utilizam os ônibus para se deslocar ao trabalho.

Na tentativa de manter o mais próximo da normalidade e de forma que não se comprometa tanto o deslocamento dos usuários do transporte coletivo, os ônibus irão funcionar, até a próxima quarta, sem alteração nos seguintes horários: até as 8h30min, do meio-dia às 14h e das 17h até as 19h30min. Esses são considerado os três picos de maior movimentação dos usuários do transporte coletivo. A ATU estima que circulem, em média, 100 mil pessoas por dia nos ônibus da cidade.

Corte

Outra medida adotada foi a suspensão, ainda na última sexta-feira (25), do transporte seletivo, conhecido como Azulzinho. Além disso, as empresas de ônibus afirmam que terão uma economia de diesel com a suspensão momentânea das aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que está valendo desde esta segunda-feira (28).

Com isso, estão indo 15 ônibus para a universidade e também em direção ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), ambos situados no bairro Camobi, o maior da cidade. Em dias normais, cerca de 60 ônibus fazem a linha até o campus.