UFSM cria time de rúgbi para disputar competição universitária

Diário de Santa Maria, 22/06/2018, Geral, Online.

UFSM Rugby conta com atletas do Universitário em seu plantel. Estreia será neste sábado

Foto: Charles Guerra (Diário)

Além das modalidades mais tradicionais, como futsal, vôlei e handebol, a UFSM agora conta também com uma equipe de rúgbi. A UFSM Rugby vai competir na modalidade sevens, que conta com sete jogadores para cada time e está presente nas Olimpíadas desde 2016, ao contrário do rúgbi tradicional, que tem 15 atletas para cada lado. A estreia da equipe universitária será neste sábado, pelos Jogos Universitários Gaúchos (Jugs), em Porto Alegre, no campo de rúgbi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A competição conta com quatro times de universidades do Estado, agrupados em apenas uma chave. Além da UFSM, participarão do torneio a Unipampa, a UFPEL e a UFRGS.

O projeto de uma equipe de rúgbi na universidade começou em maio deste ano, pelos acadêmicos Airton Alonço, do curso de Educação Física, e Bruno Correa, da Fisioterapia. Atualmente, o elenco conta com 14 atletas, todos acadêmicos da instituição. A grande maioria já jogou ou ainda joga no Universitário Rugby de Santa Maria (URSM), clube santa-mariense da modalidade. Apesar disso, não há outra ligação entre os dois times.

- Vamos usar a experiência de nossos jogadores que atuam ou já jogaram no Universitário para buscar fazer um campeonato parelho e manter o projeto no restante do ano. Queremos mostrar que a UFSM pode ter um time de rúgbi sevens também – conta Airton, um dos idealizadores do projeto.

A ideia é manter e fortalecer o projeto para disputar a Copa Unisinos no final de ano. O UFSM Rugby Sevens treina há cerca de dois meses, uma vez por semana, na UFSM. Interessados em participar podem entrar em contato com Airton pelo telefone (55) 99628-4708 ou comparecer aos treinamentos, domingo pela manhã, no campo em frente às piscinas da UFSM ou no gramado do estádio da universidade. O único pré-requisito é estar matriculado em algum curso da instituição. Excepcionalmente neste domingo, em função da competição deste sábado, não haverá treino.