Laudo aponta que animais atirados na rua foram operados depois de mortos

Diário de Santa Maria, 28/06/2018, Geral, Online.

Uma necropsia feita nos cadáveres de animais encontrados na Rua General Neto, em Santa Maria, mostrou que, pelo menos três dos cinco encontrados, morreram por doença. De acordo com Rafael Figheira, professor e chefe do departamento de patologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), os corpos foram manuseados por uma pessoa que conhece técnicas cirúrgicas de medicina veterinária, ou seja, um profissional ou estudante da área. Ele explica, ainda, que os animais eram bem cuidados e não poderiam ser bichos de rua.

Para a reportagem do Diário, Rafael adiantou que a causa da morte de um dos cachorros – o Poodle – foi um provável atropelamento. O outro cão, da raça Schnauzer, morreu por insuficiência cardíaca. Já o gato siamês morreu em decorrência de uma insuficiência renal. A necropsia aponta, também, que eles foram congelados após a morte. Tempo depois, foram descongelados para os procedimentos cirúrgicos e, em seguida, congelados novamente.

Figheira explica que a retirada dos olhos foi feita após a morte dos bichos e também de forma cirúrgica. Tudo indica que os procedimentos foram feitos em um ambiente veterinário. Como os corpos estavam congelados, não é possível precisar a data da morte dos animais.

- Existe uma empresa na cidade que faz o recolhimento de cadáveres dos animais, tanto os daqui da universidade quanto das clínicas veterinárias. É um serviço pago – explica Figheira.

O professor conta que, no ambiente acadêmico e com autorização formal do dono de um bicho, existem práticas de cirurgia em animais mortos, mas que respeitam tais regras. Além disso, o descarte dos cadáveres é feito de forma adequada.

Na próxima segunda-feira, o professor deve prestar depoimento à Polícia Civil, explicando a necropsia na 1ª Delegacia de Polícia (1ªDP), que investiga o caso. No mesmo dia, o relatório também será entregue à investigação.

O CASO
Na tarde quarta-feira, cinco  cadáveres – quatro cachorros e um gato -  foram encontrados na Rua General Neto, área central de Santa Maria. Os corpos foram removidos e encaminhados ao Hospital Veterinário da UFSM onde passaram por necropsia. A Polícia Civil investiga o caso.

Comentários estão fechados.