Curso de Artes Cênicas promove mostra para valorizar e apresentar suas produções

Diário de Santa Maria, 22/06/2018, Geral, Online.

Espetáculos gratuitos acontecem até a próxima segunda

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Nesta quarta-feira, o espetáculo Fasces (à dir.) foi apresentado para os alunos da Escola Estadual Professora Margarida Lopes, em Camobi

Uma programação recheada de atividades propostas por um dos berços da arte santa-mariense, o curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está movimentando a cena cultural local desde a última sexta-feira.

Trata-se do Porta Aberta – I Mostra do Departamento de Artes Cênicas UFSM, que segue promovendo espetáculos, exposições, oficinas e rodas de conversas, abertas ao público e gratuitas, no Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, no Teatro Caixa Preta e em algumas escolas de Santa Maria, até o dia 25 deste mês.

O projeto, que surgiu na disciplina de Legislação e Produção Teatral, ministrada por Debora Matiuzzi, possibilita aos alunos, docentes, discentes e técnicos do curso a apresentar seus trabalhos.

- O grande diferencial dessa mostra é que a gente abriu possibilidades não só para trabalhos fechados, mas para ideias que estão em processo como, por exemplo, a dos alunos que estão fazendo seus monólogos. O legal é que as apresentações não vão acontecer somente dentro do CAL. A programação tem relação com outros espaços dentro da universidade e até em escolas da cidade – explica Debora, professora do curso de Artes Cênicas.

OPORTUNIDADE

Na tarde de hoje, às 14h, os alunos da disciplina de Encenação III, do curso de Artes Cênicas, vão apresentar a peça inspirada no texto O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, na sala 1.220, no CAL.

- Cada um dirigiu sua cena, individualmente. Então, tem várias apresentações com diferentes estéticas e pontos de vistas. Vários colegas escolheram diferentes cenas e encaixaram em um contexto só. A minha peça tem uma estética realista, verossimilhante com o texto original. Algumas alterações foram feitas para justificar certas questões e a para a cena não acabar inesperadamente – explica Giovanna Lemos, aluna do 3º semestre do curso de Artes Cênicas.

De acordo com Léo Gonçalves, que também irá apresentar uma cena na peça, a mostra é uma oportunidade que os alunos têm de divulgar suas produções.

- A mostra Porta Aberta vem para somar. É um desafio motivador produzir algo que chame o público e, assim, mostrar nosso trabalho – diz Léo.

Foto: Elisa Lemos (divulgação)
O espetáculo Temporal será um dos destaques da programação de segunda-feira

OFICINA

No sábado, o público vai poder se divertir e aprender com a oficina de palhaçaria Problemas Técnicos, ministrada pelo egresso do curso Leonardo Rodrigues.

Nela, o ator vai ensinar um pouco sobre as técnicas clássicas da palhaçaria, como quedas e tropeços e, também, a como utilizá-las para o desenvolvimento da dramaturgia. Rodrigues adianta que, para realizar os exercícios, é preciso que os alunos usem tênis.

- A atividade será inspirada em duas oficinas internacionais, que fiz com o palhaço italiano Leris Colombaioni e com o norte-americano Avner Eisenberg. Ela terá duas etapas, uma pela manhã outra à tarde. A ideia é se divertir e bater bastante a cara no chão, como fazem os palhaços – adianta o ator.

INSCRIÇÕES

Para participar das oficinas, basta inscrever-se na coordenação do curso, no prédio 40 da UFSM. A programação completa pode ser conferida ao lado e no site da mostra.

SEXTA

Processo Criativo “Experimento Circo”

• Quando - Ao meio-dia
  • Onde - Ginásio 2 do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD), UFSM

Laboratório de Práticas Cênicas “O que pode o corpo em contato?”

• Quando - 13h
  • Onde - Espaço Multiuso – UFSM

Espetáculo “O Beijo no Asfalto”

• Quando - 14h