Em nova fase, ASH e UFSM unem forças para o Estadual de Handebol

Diário de Santa Maria, 27/07/2018. Geral. Online.

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário/Arquivo)
ASH (de preto) se juntou com o Handufsm para formar um time só

Com o intuito de fortalecer o handebol de Santa Maria, a Associação Santa-Mariense de Handebol (ASH/Praxis) e o Handufsm, time da modalidade da UFSM, uniram-se. A iniciativa partiu de diversos personagens das duas equipes e também de nomes conhecidos do esporte na cidade. O primeiro desafio do grupo unificado será neste fim de semana. No sábado e no domingo, o Centro Desportivo Municipal (CDM) recebe a primeira etapa do Estadual de Handebol masculino. Ao todo, serão seis jogos, entre eles, três envolvendo os santa-marienses.

A agora ASH/UFSM encara o Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, o Brilhante, de Pelotas, e a Associação Rosário de Esportes, a ARE, de Rosário do Sul. Na outra chave, que terá suas disputas em Campo Bom, estão a UFRGS, a AECB, a Apahand e o Handaction.

O professor Luiz Osório Portela é um dos coordenadores dessa nova fase da ASH/UFSM, junto do professor César Alcides Geller, o Cidão, que é o técnico. Mas a ideia de unificar as equipes também foi compartilhada pelos antigos treinadores da ASH, o professor Jorge Fernandes, o Capi, e Lucas Machado. .

- Estou ajudando mais na parte organizacional. A parte técnica, o professor Cidão está tocando e muito bem. O objetivo é fortalecer o esporte na cidade, por isso, tem várias pessoas mobilizadas. O handebol está carente no Estado e na nossa cidade, que sempre foi uma referência. Tínhamos duas equipes que dividiam os jogadores e acabava que nenhuma das duas conseguia ser do jeito que queria – explica Luiz Osório.

O último treino antes das partidas foi na noite de quinta-feira, comandado pelo professor Osório, já que Cidão estava em viagem. Uma preocupação é com o ritmo de jogo, porque o projeto de união só se estabeleceu em abril.

- Começamos muito tarde, então, inicialmente, tivemos algumas dificuldades. Tivemos que correr atrás de muita coisa, porque os locais de treinamento já estavam lotados. A questão de recursos para fazer jogos também não existiu, então vamos para a competição sem fazer um teste, mas confiantes – afirma Luiz Osório.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO

9h30min
Recreio da Juventude x ARE

11h
ASH/UFSM x Brilhante

19h
Recreio da Juventude x Brilhante

20h30min
ASH/UFSM x ARE

DOMINGO

9h30min
Brilhante x ARE

11h
Recreio x ASH/UFSM

Comentários estão fechados.