FOTOS: Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas é o campeão da 16ª edição do Juvenart

Diário de Santa Maria, 05/08/2018. Geral. Online.

O grande campeão do Concurso Estadual de Danças Tradicionais Categoria Juvenil (Juvenart) foi o Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas da 4ª Região Tradicionalista (4ªRT) da cidade de Alegrete. O resultado foi divulgado na noite de domingo

AMOR E DEDICAÇÃO
Amor pela cultura gaúcha e muita dedicação. Foi assim que peões e prendas do Rio Grande do Sul e Paraná disputaram a final do Juvenart. O Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi palco para os três dias de competição. Das 58 invernadas, ontem as 15 melhores se apresentaram de novo e encantaram o público que acompanhou tudo bem de perto.

_ Não tem explicação, é maravilhoso ver o meu filho e os colegas dele dançando, é como se eles estivessem nascendo mais uma vez. A gente sempre acompanha as apresentações e é sempre emocionante _ contou Silvana Cunha, 47 anos de Caxias do Sul.

Os grupos são formados por jovens com até 18 anos incompletos. A difícil tarefa de avaliar os quesitos como: coreografia, harmonia, interpretação artística, música e indumentária ficou para os 25 jurados do concurso que analisavam minuciosamente as modalidades. Cada grupo apresentou cinco coreografias: uma entrada, três danças tradicionais (sorteadas 15 minutos antes), e a saída.

No tablado, era possível ver e sentir que a emoção tomava conta dos competidores que buscavam o título. No rosto, as expressões de quem ama o que faz, o olho brilha, a voz embarga, mas a garra falava mais alto e demonstrava o amor pelo tradicionalismo. Sensações que eram repassadas para quem assistia sem piscar e vibrava junto.

Entre os grupos finalistas estava o CTG M’Bororé da cidade de Campo Bom da 30ª Região Tradicionalista (30ªRT) que já conquistou o título quatro vezes consecutivas. O tema deste ano trouxe a geração das lendas. Receber o carinho dos colegas após a apresentação dá mais fôlego para Ronaldo Dielkin, 17 anos, que dança desde os 12 anos de idade.

_ Queremos sempre dar o melhor, cuidando os detalhes. O resultado é só uma consequência do que a gente fez até aqui. O coração fica apertado, este ano eu deixo o juvenil, então aproveitei cada segundo ao lado desta grande família que se forma. É muito bom ganhar o abraço de todos depois de cada apresentação_ contou Ronaldo emocionado.

O CTG Negrinho do Pastoreiro da cidade de Caxias do Sul da 25ª (RT) também representou a cultura gaúcha. No tablado, o grupo arrancou lágrimas do público e da torcida. A invernada contou a história dos moinhos de vento que dão o alimento, fazendo uma ligação e uma homenagem surpresa para as mães que dão a vida.

_ O coração explode de alegria, a gente passa muito tempo ensaiando, é inesquecível. Essa homenagem para as mães foi uma surpresa, elas estavam bem curiosas. Elas sempre fazem melhor para a gente, para ver os nossos sonhos se realizarem, e estar aqui no Juvenart homenageando elas não tem explicação _ disse Ana Ghiotti, 16 anos.

Há 16 anos é o CTG Sentinela da Querência de Santa Maria que organiza o concurso estadual, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Segundo Arion Pilla, o evento tem o objetivo de preservar e valorizar a arte da cultura rio-grandense. Cerca de R$ 100 mil foram investidos no concurso neste ano. O custo é bancado pelas inscrições e pelas entidades organizadoras.

_ O juvenart nos surpreende a cada ano, a cada ano tem uma nova surpresa e uma nova emoção e cada vez exige mais de nós, é claro que temos as nossas limitações de espaço físico, mas o trabalho não para o ano que vem pretendemos ampliar e criar condições para receber um maior número de grupos_ avaliou Arion.

OS VENCEDORES:

DANÇAS TRADICIONAIS
1º Lugar: Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas – Alegrete 4ªRT
2º Lugar: CTG Rancho da Saudade – Cachoeirinha 1ªRT
3º Lugar: CTG Gildo de Freitas – Porto Alegre 1ª RT
4º Lugar: CTG M’Bororé – Campo Bom 30ª RT
5º Lugar: CPF Piá do Sul – Santa Maria 13ª RT
6º Lugar: CTG Negrinho do Pastoreio – Caxias do Sul 25ªRT
7º Lugar: CTG Guapos do Itapuí – Campo Bom 30ª RT
8º Lugar: CTG Querência do Imbé – Imbé 23ª RT
9º Lugar: CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí 1ªRT
10º Lugar: CTG Tiarayu – Porto Alegre 1ªRT

MELHOR COREOGRAFIA DE ENTRADA
1º Lugar: CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí 1ªRT
2º Lugar: Centro Farroupilha de Tradições Gaúcha – Alegrete 4ªRT
3º Lugar: CTG Sentinela da Querência – Erechim 19ªRT

MELHOR COREOGRAFIA DE SAÍDA
1º Lugar: CTG João Sobrinho – Capão da Canoa 23ª RT
2º Lugar: CTG Coronel Thomáz Luis Osório – Pelotas 26ª RT
3º Lugar:  CPF Piá do Sul – Santa Maria 13ª RT

INDUMENTÁRIA FEMININA
Gan Anita Garibaldi – Encantado 24ª RT

INDUMENTÁRIA MASCULINA
GTC 20 de Setembro – Xangri-lá 23ª RT

INDUMENTÁRIA CONJUNTO
CTG Sentinela da Querência – Erechim 19ªRT

CONJUNTO MUSICAL
1º Lugar: CTG Negrinho do Pastoreio – Caxias do Sul 25ªR
2º Lugar: CTG Sentinela da Querência – Erechim 19ªRT
3º Lugar: Lançando a Tradição – Marmeleiro (Paraná -PR) 9ªRT

Comentários estão fechados.