UFSM retoma aulas e ônibus voltam ao normal nesta segunda

Diário de Santa Maria, 05/08/2018. Geral. Online.


Fotos: Renan Mattos e Gabriel Haesbaert (Diário)

O cenário volta a ser outro, a partir desta segunda-feira, nos campi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Cerca de 29 mil alunos de graduação, pós-graduação e de cursos técnicos voltam às aulas depois de um período de aproximadamente duas semanas de férias. Desses estudantes, 26 mil estão concentrados em Santa Maria. Os outros três mil estão distribuídos entre os campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeiras das Missões. Aproximadamente 1,6 mil estão iniciando a vida acadêmica. Eles ingressam na universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) neste segundo semestre.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da instituição, a recepção aos novos estudantes será organizada diretamente pelas unidades de ensino, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e do Diretório Central de Estudantes (DCE). A Calourada, evento que consiste na comemoração da entrada de alunos novatos, acontecerá ao longo da semana, conforme a programação de cada centro (confira abaixo).  O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, gravou um vídeo de saudação aos alunos:

RECEPÇÃO

Dentre as ações promovidas pela UFSM está a campanha de conscientização Trote sem assédio, que tem a intenção de promover uma acolhida aos estudantes, com respeito e dignidade. A ideia é evitar e combater qualquer tipo de assédio moral e sexual na instituição.

A recepção aos alunos também terá atividades culturais e apresentações musicais, rodas de conversa e plantão de informações. No próximo domingo, haverá um Viva Campus especial da calourada. A atividade ocorre juntamente com a Polifeira do Agricultor.

PROGRAMAÇÃO

  • Acolhe CT -  Segunda feira, das 7h às 14h30min, alunos dos cursos do Centro de Tecnologia permanecerão no hall do prédio principal do campus de Santa Maria para auxiliar os calouros . Na sexta-feira, uma gincana é organizada em equipes de veteranos e alunos novos.
  • Matinê de recepção - Do meio-dia às 14h e das 19h às 20h deste segunda-feira, os alunos do campus de Frederico Westphalen vão promover karaokê, música ao vivo, truco e um bergamotaço. As ações ocorrem no Centro de Convivência

Durante a semana

  • Semana da Calourada do Centro de Educação - A programação de recepção aos alunos dos cursos do Centro de Educação (CE) começa na segunda-feira, no campus de Santa Maria, com a ação Conhecendo o CE. Na terça-feira, ocorrerá o Conhecendo a UFSM. Na quarta-feira, serão apresentados os cursos do centro. Na quinta-feira, será a vez da ação Meu Campus: Além do Prédio 16. Na sexta-feira, a atividade vai abordar sobre como sobreviver ao primeiro semestre e toda a graduação
  • Acolhe CCNE – A recepção aos alunos do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) começa segunda-feira. Das 19h às 21h, no prédio 13, sala 1.121, campus de Santa Maria, haverá momento cultural, apresentação do CCNE e palestra sobre a trajetória docente. Na quinta-feira, das 19h às 21h, no mesmo local, os novos alunos terão momento cultural, conversa com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e roda de conversa com veteranos. No dia 13, no prédio 17, auditório Marie Curie (B1), ocorrerá o pré-evento do Seminário Internacional América do Sul na Era Nuclear

Semana da Calourada do DCE

  • Segunda-feira - Debate sobre A Educação Pública e o Desmonte das Universidades na tenda da calourada, em frente ao RU, ao meio dia
  • Terça-feira - Palco aberto no RU
  • Quarta-feira - Music Day especial da Calourada no RU ao meio dia
  • Quinta-feira - Apresentação do Bloco TPM – Te Permite, Mulher em frente ao RU, ao meio dia. Debate sobre Saúde Mental na Academia, às 17h, no auditório do CCS.
  • Sexta-feira - Palco aberto em frente ao RU ao meio-dia

    ÔNIBUS EM HORÁRIO NORMAL

    As linhas de ônibus Universidade (com saída da Rua Vale Machado) e Bombeiros voltam a operar em horário normal nesta segunda-feira. Os horários já estão atualizados no site do Sistema Integrado Municipal (SIM). 

    ATENDIMENTO NA ATU

    Os alunos que precisam fazer a renovação do cartão de transporte ou colocar saldo, podem procurar atendimento na Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) do campus, em Camobi de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, ou da Avenida Rio Branco, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h.

    Para novos alunos, que precisam fazer a carteirinha, o atendimento é apenas da Avenida Rio Branco. Para agilizar o encaminhamento do cartão, o estudante poderá fazer o envio dos documentos pela internet, no site do Sim e preencher seus dados. Depois disso, deverá ir até a ATU da Rio Branco para fazer a foto e dar fim ao processo. Quem envia os documentos e informações pelo site tem atendimento mais rápido no local.

    Documentos necessários para cartão de transporte

    • Cópia do requerimento de matrícula ou atestado de frequência
    • Cópia do CPF;
    • Cópia da identidade ou certidão de nascimento;
    • Cópia do comprovante de endereço (água, luz ou telefone). Caso o comprovante de endereço não esteja em nome do estudante, de seus pais ou responsáveis, deverá ser anexada cópia da identidade e declaração do proprietário ou locatário do imóvel com documento comprobatório (contrato de locação ou matrícula do registro do imóvel)
    • Cópia do documento de identidade do pai, mãe ou responsável, em caso de menor de 16 anos

Comentários estão fechados.