Violonista francês se apresenta hoje no Treze de Maio

Diário de Santa Maria, 07/08/2018. Geral. Online.

Foto: Divulgação
Violonista Raphael Feuillâtre venceu o concurso José Tomás, na Espanha e está em turnê por diversos países divulgando o seu trabalho

O violonista francês Raphael Feuillâtre, considerado um dos melhores intérpretes do violão clássico mundial, se apresenta hoje, às 19h, no Theatro Treze de Maio.

O recital faz parte da turnê que passará por alguns países da América e Europa. Raphael é vencedor de um dos mais importantes concursos de violão do mundo, o José Tomás, na Espanha. E é por esse concurso, vencido em 2017, que neste ano, ele realiza a turnê. No palco, Raphael interpretará as obras de célebres compositores como Johann Sebastian Bach, Enrique Granados, Sérgio Assad, Alexandre Tansman e Roland Dyens.

A coordenação e a produção é do professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Renato Serrano, que já teve a mesma experiência que o francês, quando venceu o concurso José Tomás.

- Eu sou violonista e, em 2006, também ganhei o mesmo concurso e fiquei muito vinculado. No ano passado, já conseguimos incluir a vinda do ganhador do ano anterior. Neste ano será a primeira vez que o evento será no Theatro Treze de Maio – explica o professor.

INSPIRAÇÃO
Raphaël Feuillâtre com apenas 22 anos é um jovem violonista clássico. Nascido em Paris, na França, o músico iniciou as aulas de violão com apenas 9 anos no Hacène Addadi no Cholet Conservatory e depois com Michel Grizard em Nantes. Para o professor, a vinda do violonista serve também de inspiração para os estudantes. A turnê do músico, além do Brasil passará pela Espanha, Finlândia, México, entre outros países.

- Os vencedores desse concurso são jovens, então para os alunos estas apresentações servem como um incentivo. Eu realmente fico muito contente pela possibilidade de trazer esse evento para a cidade – enfatiza Serrano.

Além do show, o francês também irá ministrar um master class para os estudantes. Segundo Serrano será um momento muito especial, de trocas entre os músicos e de ensino mútuo.

CURRÍCULO MUSICAL
Mesmo jovem, Raphael Feuillâtree possui um vasto currículo artístico. Além da premiação no concurso José Tomás, ele tem premiações no Guitar Foundation of America, nos Estados Unidos, no Concurso Internacional de Violão Bienal de Kutna Hora, na República Tcheca, em Viseu, Portugal, Coria, Espanha e Fontenay-Sous-Bois, França.

Em 2014, ele foi aceito no Conservatório Superior Nacional de Música e Dança de Paris na classe do compositor clássico Roland Dyens e seu assistente Jean-Marc Zvellenreuther e obteve seu diploma de Bacharel em Artes Performáticas em 2017 com as maiores honras.

Com vários cursos de formação em seu currículo, o violonista tem um particular gosto por valsas poéticas. Atualmente, ele está trabalhando em seu mestrado em Performance do Violão Clássico.