Acadêmicos da UFSM recebem coordenador da Receita Federal

Jornal A Razão, 05/03/2013, Edição Online

Na tarde de ontem, 4, o coordenador geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita Federal, João Maurício Vital, esteve em Santa Maria para visitar a Caduceu Jr, empresa júnior onde atuam os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal  de Santa Maria (UFSM). A empresa foi pioneira em um projeto de atendimento fiscal, através de uma parceria entre a instituição e a Receita Federal do Brasil. Ainda em março, Vital deve apresentar o relatório do projeto na conferência da  Eurosocial, conferência da ONU, em El Salvador.

Acadêmicos da UFSM que atuam no núcleo de Apoio Contábil e Fiscal em reunião com João Maurício Vital, da Receita Federal (Yuri Weber/A Razão)

A Caduceu Jr faz trabalhos com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do Brasil, e foi a primeira instituição a realizar a parceria entre a empresa e a Receita Federal para executar o projeto. A parceria tem como objetivo incentivar a prática dos acadêmicos na área fiscal prestando atendimento aos contribuintes que procuram pelo serviço.

O trabalho de parceria entre a Receita Federal e os acadêmicos da UFSM iniciou em 2012, e atualmente outras instituições de ensino superior realizam trabalhos de atendimento na área fiscal.

Marise Bolsan, que é ex-presidente da Caduceu Jr e atualmente conselheira da empresa, fala da experiência prática para quem ainda é aluno do curso: “A parceria começou quando eu ainda era acadêmica e membro da gestão, os serviços prestados pelo contador são diretamente ligados a Receita Federal. Essa prática, antes de irmos para o mercado de trabalho, é uma experiência importante, pois ainda na faculdade a gente já conhece a prática, trabalhando de forma real, com pessoas físicas e jurídicas” conta Marise.

João Maurício Vital conta que veio para Santa Maria para conhecer o trabalho do Núcleo da UFSM, e a intenção é difundir a experiência em outras cidades e até outros países. “O que eu encontrei aqui me surpreendeu muito, o Núcleo está bem estruturado com estudantes muito dedicados e bem formados, que oferecem um trabalho de qualidade para comunidade, que possibilita a população carente a ter uma assistência fiscal adequada sem custo nenhum” relata Vital.

Eurosocial

Ainda este mês o coordenador da Receita Federal, João Maurício Vital, vai apresentar um relatório do funcionamento do projeto de parceria entre o curso de Ciências Contábeis da UFSM e a Receita Federal na conferência Eurosocial, da ONU, onde participam cerca de 80 países, em El Salvador. O trabalho é relacionado a uma das propostas da ONU de desburocratização fiscal que discute ações que busquem incentivar uma consciência social de gestão orçamentária.