Enem 2013: inscrições começam dia 13 de maio com mais rigor nas correções

Categorias BLOG Vestibulog

BLOG Vestibulog, 08/05/2013

Após polêmica das redações com receita de Miojo e hino do Palmeiras, o Ministério da Educação (MEC) decidiu tornar mais rigorosa a correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida foi anunciada neste dia 8 de maio pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. As inscrições são de 13 a 29 de maioAs provas serão em 26 e 27 de outubroO edital do exame será divulgado em 9 de maio.

Lembrando que o Vestibular 2012 da UFSM foi constituído por 80% das notas obtidas pela prova e 20% pelo Enem. A tendência é que neste ano, os valores sejam mantidos os mesmos. Se a UFSM não tiver acesso às notas do Enem 2013 até 27 de dezembro, o exame será exluído da classificação dos condidatos. Com isso, a intenção é que o listão dos aprovados no Vestibular da UFSM saia até 31 de dezembro. As datas da UFSM ainda dependem de aprovação por parte do Cepe. Saiba mais aqui.

MUDANÇAS NO ENEM

Redação: As mudanças na correção das redações foram definidas após divulgação, em março deste ano, de textos em que concorrentes descreveram a preparação de uma receita de macarrão instantâneo Miojo e o hino do Palmeiras. As redações receberam notas 560 e 500, respectivamente – o grau máximo é mil.
A partir de agora, um item no artigo do edital que fala sobre as razões para que uma redação receba nota zero do MEC combaterá as tentativas de deboche nas provas. O item 14.9.5 afirma que a redação que “apresente parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto” será considerada “anulada”.

Erros de língua portuguesa: Na última edição do Enem, vazaram conteúdos de redações que, apesar de erros crassos, como “rasoavel”, “enchergar” e “trousse”, receberam nota máxima. A partir deste ano, erros de português só serão desconsiderados em caso de nota mil quando a banca “justificar que aquele desvio é excepcional para justificar uma nota máxima”.

Pontuação: Normalmente, a redação passa por dois corretores. Agora, todas vezes que as duas notas tiverem uma diferença de mais de cem pontos, um terceiro avaliador corrigirá a prova. Antes, a tolerância era de 200 pontos.

NÃO SE PERCA
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013
- Inscrições: de 13 a 29 de maio
- Edital: 9 de maio
- Provas: 26 (ciências humanas e da natureza) e 27 (teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática) de outubro

Comentários estão fechados.