Empresa da Incubadora é destaque nacional

Diário de Santa Maria, 31/07/2013, Página 2

Uma empresa da Incubadora Tecnológica de Santa Maria, da UFSM, teve uma grande conquista e foi uma das 56 selecionadas no país para receber apoio do governo federal no programa Start Up Brasil, que pretende acelerar o crescimento de empresas com tecnologias inovadoras. É uma vitória e tanto, pois foram mais de 900 empresas nacionais e internacionais inscritas no programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Chip Inside, fundada em 2010 na Incubadora da UFSM, foi selecionada porque tem mesmo uma ideia inovadora. É uma coleira com chip que mede o bem-estar animal, usada em vacas de leite, para prevenir doenças e aumentar a produtividade leiteira. O produto tem tanto potencial que será lançado na Expointer, e a Chip Inside já negocia com uma grande empresa para vender o produto em todo o país.

Segundo um dos fundadores da Chip Inside, Thiago Guedes da Luz Martins, a partir dessa aprovação no Start Up Brasil, a empresa poderá receber até R$ 200 mil do governo para investir no desenvolvimento e industrialização do produto e também em mão de obra. Para acelerar o crescimento da empresa, o programa prevê que ela consiga uma parceira que invista na alavancagem do negócio e se torne sua sócia – isso já está em negociação.

– Num rebanho grande, é difícil para o produtor monitorar todas as vacas para ver quando elas entrarão no cio. Como só há 18 horas de comportamento de cio, o chip detecta e avisa o produtor para ele poder fazer a inseminação artificial na hora certa. O chip também monitora o bem-estar animal, com os níveis de ruminação, atividade e ócio, permitindo saber se a vaca está com algum problema. Assim, pode-se prevenir doenças – diz Thiago.

Comentários estão fechados.