Ideias que merecem seu voto

Diário de Santa Maria, 11/11/2013, Educação, Pág. 06

Está aberta, até 2 de dezembro, a votação popular para definir o melhor projeto entre 18 finalistas

A partir de hoje, você poderá ajudar a escolher as melhores práticas de incentivo à leitura do 1º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo. Para participar, basta acessar o site premiorbsdeeducacao.com.br, assistir aos vídeos com os depoimentos dos finalistas e votar quantas vezes quiser.

A primeira edição do concurso vai premiar iniciativas de educadores e professores que trabalham com a mediação de leitura, ou seja, que desenvolvem formas criativas para fazer a ponte entre o texto e os leitores.

São práticas direcionadas a um público abrangente: de crianças de dois anos, que ainda nem começaram a entender as primeiras letras, a jovens de 17, que já estão na fase de preparação para o vestibular.

Ao todo, foram 936 textos inscritos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com nove finalistas selecionados em cada Estado.

Um júri especializado escolherá os vencedores em cada categoria: Escola Pública, Escola Privada e Projeto Comunitário. Além disso, dois dos projetos serão escolhidos pelo júri popular pela internet. No total, serão distribuídos R$ 155 mil em prêmios.Mais do que reconhecer trabalhos bem-sucedidos, o que se pretende é fazer com que boas práticas sejam compartilhadas.

Por isso, a partir de amanhã, tem início uma série de reportagens na qual cada um dos projetos finalistas será apresentado em detalhes aos leitores.

De acordo com a gerente-executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Lucia Ritzel, o prêmio não só confere visibilidade a essas boas práticas, mas também propicia uma oportunidade de formação, já que os participantes puderam fazer um curso online gratuito sobre estratégias de mediação de leitura.

– Acreditamos que as três categorias do prêmio permitem uma troca de ideias para que as pessoas possam se inspirar e, com a votação popular, mobilizar também as comunidades em torno dessa causa. A educação de qualidade deve ser uma prioridade de todos – diz Lucia.

A votação estará aberta até 2 de dezembro, quando serão anunciados os vencedores. O Prêmio RBS de Educação é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e tem apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).