UFSM Mídias na Educação

Apresentação


O Programa Mídias na Educação é um programa de formação continuada de educadores para o uso pedagógico das mídias (TV e vídeo, informática, rádio e impressos) integrado à proposta pedagógica. É promovido pelo MEC em conjunto com diversas universidades e a UFSM é uma delas. O objetivo do programa é contribuir para a formação de um professor que seja um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias. O Curso de Especialização em Mídias na Educação da UFSM é oferecido na modalidade de educação a distância, com encontros presencias de acordo com a metodologia de trabalho proposta pelo MEC e utilizada pela UFSM, no sentido de suprir a formação almejada ao longo desta especialização.

Em 2010, o Curso foi incorporado a Universidade Aberta do Brasil (UAB), sofrendo uma reforma curricular para adaptação ao novo agente financiador (CAPES/MEC). Com a reforma,  o curso ficou estruturado da seguinte forma (currículo 2010):
  • Formação básica (210h) e;
  • Formação complementar com 240 horas, perfazendo um total de 450h desenvolvidas em 18 meses.

Estão computadas nas 450 horas, 90 horas de monografia e 75 horas de momentos presenciais obrigatórios (20% da carga horária básica) onde serão desenvolvidas atividades teórico/práticas (individuais ou em grupo). As atividades complementares desenvolvidas pelos alunos como, por exemplo, leituras prévias de textos indicados para análise, discussão e levantamento de dados da realidade, não serão computadas na carga horária total do curso.

As 360 horas de disciplinas serão reservadas, exclusivamente, para as atividades através do Ambiente Virtual de Ensino/Aprendizagem e seus momentos presenciais, excetuando-se a disciplina de Monografia. Aos alunos que obtiverem aprovação ao final dos três semestres e na defesa de monografia será concedido o título de Especialista em Mídias na Educação. A execução do curso está sendo desenvolvida em parceria com a UAB/CAPES (MEC), responsável pela produção de conteúdos e financiamento do curso, e com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. O curso é voltado exclusivamente aos professores da rede pública de ensino (estadual e municipal).




Curso de Pós-graduação Especialização à Distância em Mídias na Educação

Tipo: Lato sensu (Especialização)

Duração: 3 semestres letivos - 18 meses

Ingresso: seleção pública

Ambiente Virtual Utilizado: Moodle

O Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha. Nas palavras do seu criador, Martin Dougiamas: "não só trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros os vejam ou utilizem".

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
Especialização em Mídias na Educação