Professor: Prof. Dr. Enéias Tavares

Título: Poesia, Gravura & Pintura: A Poética Interartes dos Livros Iluminados de William Blake

Dias: 03, 04, 10 e 11 de Setembro

Horário: 08h - 12h

Local: Sala 3223

Inscrições no Programa de Pós-Graduação em Letras

Objetivo: Discutir a obra compósita de William Blake a partir da perspectiva dos estudos interartes, que percebem na aglutinação/aproximação/fusão de diferentes artes seu principal escopo de reflexão. No caso de Blake, trata-se de um caso singular no qual as três grandes artes que envolvem a discussão estética entre os séculos 18 e 19 estarem em sua obra contempladas. Em seus livros iluminados, é a narrativa textual que vem complementar/contrariar/extrapolar o signo visual, ambos revelados por meio de uma inovadora técnica com ácidos que objetiva justamente criar uma matriz de impressão de texto e imagem. Não satisfeito, o artista inglês finalizava cada cópia de seus livros iluminados em aquarela com um arranjo de cores único e sempre inédito, tornando diferentes cópias únicas e exclusivas enquanto artefato cultural e signo interpretativo e artístico. É essa capacidade de mesclar diferentes artes e de produzir um objeto compósito e híbrido, intermidiático, que caracteriza Blake como um dos grandes exponenciais de uma poética interartes na modernidade ocidental. Na observação, leitura e interpretação de seus livros iluminados, faz-se é necessário “desmecanizar” ou “descompartimentalizar” o olhar, num exercício crítico que aponta para o corpo e suas “impressões” sensoriais. Objetivando tal reflexão, propomos quatro encontros que articularão essa discussão de acordo com os principais téoricos interartes contemporâneos e com a bibliografia crítica mais recente dedicada a Blake, mais centrada em sua “arte compósita” e aos desafios ofertados ao exegeta. Como corpora de análise, nos concentraremos na primeira fase de produção dos livros iluminados (1789-1795), evitando a produção épica posterior, uma vez que ela apresenta outros problemas no que concerne à meta pretendida neste seminário.

Público Alvo: Preferencialmente discentes do PPGL e discentes de graduação dos cursos de Letras, Filosofia, História, Artes Visuais, Teatro e Comunicação Social com, no mínimo, metade dos créditos concluída.

 

Para ver o Programa e a Bibliografia, clique aqui.

Local: Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

Data: 18 a 21 de agosto

Tema do evento: Dinâmica da Fala e da Linguagem

O evento contará com cursos, palestras e apresentações nacionais e internacionais nos temas de Fonética/Fonologia, Psicolinguística, Neurolinguística, Modelamento Computacional, Variação e Mudança Linguística, Aquisição de Linguagem (L1 or L2), entre outros.

Contando com amplo corpo docente internacional  e muitos participantes estrangeiros, o evento terá como objetivo estreitar contatos entre pesquisadores, incentivando a ciência Brasileira a andar lado a lado com os últimos avanços internacionais. Por tal razão, o inglês é a língua oficial do evento.

As inscrições para ouvintes encontram-se abertas! Informações aqui.

Para maiores informações, visite nosso site aqui.

 

O projeto Ateliê de Textos, coordenado pela Professora Cristiane Fuzer, foi aprovado e contemplado com recursos do Edital PROEXT 2015 (MEC), como nota máxima (100). Os resultados estão disponíveis aqui.

Pedidos deferidos pela Coordenação do PPGL:

Confira aqui.