A identidade visual do MnemoCine foi idealizada a partir do desejo de realizar a desconstrução, e posterior fusão, daquilo que se acredita serem dois símbolos que caracterizam bem a percepção visual do ser humano e daquilo que auxilia o mesmo a registrar o mundo por meio do audiovisual: o olho humano e a câmera, respectivamente. Ambos são sistemas complexos, intrigantes e, até, 'semelhantes': córnea/vidro da lente, pupila/abertura da lente, cristalino/foco da lente, íris/diafragma, retina/sensor/filme, imagens capturadas 'de cabeça para baixo', etc.
Dessa forma,  é composta por um símbolo e um logotipo. O símbolo é um olho humano desenhado a mão o que garante a originalidade–, sendo a íris multicolorida em alusão ao diafragma de uma câmera e à diversidade que é 'ser humano', elemento importantíssimo para estabelecer a intensidade do que se quer registrar. Já a fonte usada é sem serifa, com hastes fixas que dão leveza.
Para unir o 'humano' ao 'tecnológico' referentes ao audiovisual, a identidade nasceu assim, com natureza divina. Mas, acima disso, nasceu para integrar as comunidades interna e externa do Campus da UFSM-FW por um objetivo comum: reconhecer, preservar e difundir sua memória institucional e tudo aquilo em que ela se expressa.

 Marca MnemoCine

14519785_196575180767434_5297530550391643562_n_1.png

 

Criação: Sara Spolti Pazuch
Idealização: Rafael Chaves Ferreira