Get Adobe Flash player
abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

MÉRITO EXTENSIONISTA

O NESAF foi comtemplado com o Prêmio o Prêmio Mérito Extensionista Dr. José Mariano da Rocha Filho, edição 2009, pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

Inicial

Universidade e Reforma Agrária – UFSM e COPERTERRA: histórias e interfaces 

acesse o vídeo: http://youtu.be/oYSEGPJkKEk

Vídeo UFSM e COPERTERRA

Universidade e Reforma Agrária: UFSM e COPERTERRA: histórias e interfaces

 O vídeo registra as relações que vem sendo estabelecidas entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Cooperativa Regional da Reforma Agrária Mãe Terra Ltda — COPERTERRA, fundada e dirigida por assentados da reforma agrária, vinculados ao MST, na região central do Rio Grande do Sul, Brasil. 

Inicialmente aborda a trajetória dos 10 anos de história da COPERTERRA, até se habilitar e vencer a licitação pública que lhe proporcionou assumir a tarefa de operar a Usina-Escola de laticínios da UFSM. Assim, tornou-se a primeira cooperativa do MST no Brasil a operar dentro de uma Universidade Federal, produzindo principalmente leite pasteurizado integral, além de sorvetes, iogurtes, bebidas lácteas, queijos, ricota, cremes e doces de leite, todos comercializados sob a marca registrada UNI UFSM — COPERTERRA. O vídeo registra a importância do convênio entre uma cooperativa de assentados da reforma agrária e a UFSM nos âmbitos acadêmico e social, ao proporcionar relevantes espaços para atividades integradas de extensão, ensino e pesquisa para professores e estudantes de diversas áreas do conhecimento, bem como para os associados da COPERTERRA e comunidade regional. Aborda também a importância destas relações para a ampliação do acesso a relevantes políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que têm entre os seus objetivos a aproximação da produção regional com o consumo de alimentos. Ao final, o vídeo aponta para o processo de inclusão social advindo da reforma agrária, bem como para o papel da universidade pública neste âmbito.

 

Capa do Livro Desenvolvimento TerritorialFROEHLICH, José Marcos (Org.). Desenvolvimento Territorial – Produção, Identidade e Consumo. Ijuí: EDUNIJUÍ, 2012. 424 p.

O desenvolvimento vinculado ao território constitui atualmente uma das abordagens mais frutíferas de ativação socioeconômica de amplas regiões do mundo. O território deixa de ser um mero suporte sobre o qual se aplicam ações de desenvolvimento, para converter-se em recurso mobilizado pela trama de iniciativas propostas e adequadas a cada caso. Este é o foco de reflexão desta obra, que reúne diferentes contribuições inovadoras na temática do desenvolvimento territorial, oferecendo uma diversidade de olhares que enriquecem sobremaneira a abordagem ao tema, aportadas desde uma variedade de disciplinas e de um conjunto de pesquisadores de distintos paises Latinoamericanos e Europeus. Esta diversidade de abordagens teóricas aplicadas a uma série de temáticas e estudos empíricos aporta a esta obra a necessária amplitude que o tema do desenvolvimento de base territorial tanto necessita.

 

 

 

 

I Congresso Latino-americano de Sustentabilidade Socioambiental – COLASER 2012

Do dia 12 a dia 15 junho de 2012 aconteceu o I Congresso Latino-americano de Sustentabilidade Socioambiental abordando o tema os Espaços Rurais e contemporaneidade, organizado pelos grupos de pesquisa e extensão:

  • NEMAD (Núcleo de Estudos do Meio Ambiente e o Desenvolvimento),
  • NEPALS (Núcleo Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa em Alimentação e Sociedade) e o
  • Programa de Formação em Educação Socioambiental, vinculados ao Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria.

Autoridades presentes no COLASERA mesa foi composta pela presença das seguintes autoridades: Phd. Vicente Celestino Pires Silveira (Coordenador do PPGExR/UFSM), Dr. Thomé Lovato (diretor do CCR/UFSM e de diretor-presidente da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência), o representante da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do RS, Prof. Dr. Hugo Aníbal Gonzalez Vela (PPGExR/UFSM); Prof. Dr. Dalvan José Reinert (Vice Reitor da UFSM); representante da Agricultura familiar e o Prof. Dr. Clayton Hillig (Chefe do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural – UFSM).

O Colaser teve como objetivo “a constituição de redes de cooperação nas áreas de investigação, ações extensionistas e educação socioambiental, priorizando enfoques sustentados na concepção libertadora de Paulo Freire, nos referenciais da Agroecologia e nas abordagens de construção social dos mercados e das análises das ciências Humanas sobre a comensalidade contemporânea”.

Palestra sobre a Universidade de Mostaganem – Argélia

      A UFSM recebeu no período de 25 a 29 de maio a visita do reitor da Universidade de Mostaganem, da Argélia, professor Seddiki M’hamed Mohamed Sallah Eddini e do diretor (doyen) da Faculdade de Ciências Exatas e Ciências da Natureza e da Vida da mesma Universidade, professor Berkani Abdallah. O objetivo dessa visita foi prospectar a possibilidade de estabelecer futuras interações entre a Universidade de Mostaganem e a UFSM em outras áreas de conhecimento, além daquela já existente na área de solos. Na dia 28 de maio, o reitor e o doyen argelinos visitaram a Universidade de Passo Fundo.
O interesse do reitor e do doyen da Universidade de Mostaganem pela UFSM é fruto do projeto de cooperação internacional entre Brasil, Argélia e Moçambique, intitulado «Agricultura Familiar Conservacionista e Segurança Alimentar : Recuperação do Solo e Manejo Adequado da Água » (Edital MCT/CNPq no 016/2010, Chamada 2 ), que se encontra em andamento e é coordenado pelo prof. Danilo Rheinheimer dos Santos, do Departamento de Solos da UFSM. Esse projeto envolve três universidades brasileiras (UFSM, UPF e UDESC), uma argelina (Universidade de Mostaganem) e uma moçambicana (Universidade Eduardo Mondlane) e através dele a UFSM já recebeu a visita de dois professores da Argélia e de uma professora de Moçambique, enquanto que três professores da UFSM e um da UPF visitaram esses países africanos. Na terça feira (29/maio), o reitor e o doyen da Universidade de Mostaganem apresentaram na UFSM o seminário “Université de  Mostaganem – Algérie: passé, present et futur” no auditório do Nesaf às 14h.

Vídeo disponível no You Tube sobre a Palestra no link:
http://www.youtube.com/watch?v=LnwZV-Usnas&feature=colike
Link para o site da Universidade de Mostaganem/Argélia

 

Seminário que ocorreu em 24 de maio de 2012, realizado pelo Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo da UFSM

Cerca de 150 pessoas participaram no dia 24 de maio de 2012 do Seminário “Universidade e Reforma Agrária, construindo conhecimento para o empoderamento social”. O evento é realizado pelo Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo da UFSM com o objetivo de aprofundar as discussões sobre a relação da Universidade com a reforma agrária e também ser um momento de avaliação e encerramento da 1ª turma do curso.

As atividades contaram com a presença da professora da Unicamp, Sonia Maria Bergamasco; do membro do Conselho da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), Horácio Martins de Carvalho; de Conceição Paludo (UFPel); do representante do MST, Dario Fernando Milanez de Mello; da coordenadora Nacional do Pronera, Clarice Santos; e representantes da ATES- (INCRA, EMATER, COPTEC e CETAP).

O evento, que ocorreu no auditório do prédio Nesaf (prédio 44), teve continuidade no dia 25/05/2012, contando com a presença de João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST. Durante o dia houve apresentação de relatos das atividades desenvolvidas no Curso de Especialização pelos seus estudantes e a noite foi realizada uma cerimônia aos formandos com a presença do cantor Dante Ramon Ledesma.

 

Registro no CREA para Tecnológos em Agricultura Familiar e Sustentabilidade 

O prof. Ricardo Simão Dalmolin, coordenador do curso de Tecnologia em Agricultura Familiar e Sustentabilidade – EAD, da UFSM, recebeu hoje a informação de que o processo de registro do curso junto ao CREA foi aprovado.
A partir desta data (16/04/2012), os profissionais formados no curso já poderão solicitar registro no CREA. Para isso é necessário entrar em contato com

Cristiane Oliveira de Castro, Chefe da Seção de Pessoa Jurídica,Departamento de Registro do CREA, telefone 51 – 3320-2117
http://www.crea-rs.org.br/crea/index.php

Inauguração do prédio do NESAF – Vídeo

NESAF inaugura seu novo prédio em 22/12/2011- YouTube – Vídeo realizado pela TV Campus/UFSM

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>