Portal do Governo Brasileiro
  • banner husm6
  • banner husm7
  • cirurgia atresia coana 30 04 15
  • OTORRINO2

Dor de Ouvido

Dor de Ouvido

 

Muito comum em crianças, a dor de ouvido é um sintoma muito desconfortável e bastante debilitante.Geralmente é causada por doença no próprio ouvido, como infecções, porém pode ser um sintoma de doença originada em outras regiões da cabeça e pescoço, como por exemplo amígdalas, cordas vocais e articulação da mandíbula. O tratamento mudará conforme a doença.

                As infecções no ouvido, conhecidas como otites, estão entre as principais causas de dor no ouvido. Elas afetam com frequência crianças, geralmente nos meses mais frios do ano, durante ou após infecções como gripe e resfriados (otite média). Existem também otites que ocorrem, principalmente, no verão relacionadas aos banhos de mar, piscina ou rio (otite externa). O tratamento das otites é feito com o uso de antibióticos, via oral ou tópicos, associados a analgésicos e antiinflamatórios.

                Deve-se estar atento aos sintomas que podem acompanhar a dor de ouvido como febre, saída de secreção mau cheirosa do ouvido, dificuldade para ouvir e, em casos mais graves, paralisia dos músculos de um dos lado da face e tontura repentina, indicando necessidade de atendimento médico com urgência.

`              Devido às diversas causas possíveis e frente ao risco de complicações, sempre que tiver dor de ouvido procure atendimento médico, pois somente com uma avaliação adequada ele poderá iniciar o tratamento correto e, se necessário, encaminhá-lo ao Otorrinolaringologista.

Dr. Jader Franci Carvalho Oliveira

Médico-Residente em Otorrinolaringologia