Portal do Governo Brasileiro

CPA

O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão da UFSM que tem como função conduzir os processos de avaliação internos e externos da Instituição. A sua estrutura e funcionamento são regulamentados, no âmbito da UFSM, pela Resolução n. 008/04, segundo orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

A avaliação tem como objetivo, auxiliar a Instituição a identificar seus pontos fortes e fracos, seus potenciais e suas carências gerais e setoriais. Sendo assim, desenvolve-se o processo da Autoavaliação que se volta a melhoria da qualidade do ensino, articulando as áreas de pesquisa, graduação, pós-graduação, extensão e gestão, tendo em vista a concepção da formação e da responsabilidade social, nos termos definidos pelo Projeto Pedagógico Institucional.

 

O trabalho realizado pela CPA:

A CPA realiza reuniões periódicas com os seus públicos internos (docentes, discentes, técnicos-administrativos em educação e representantes das comissões setoriais de avaliação) e externos para debaterem sobre os principais assuntos referentes ao futuro da instituição.

A Comissão Própria de Avaliação tem buscado desenvolver, através dos resultados obtidos nas avaliações, meios para instrumentalizar as reformas institucionais, as mudanças necessárias nos Projetos Pedagógicos, na estrutura organizacional, na gestão, no sistema educativo, nas questões de pesquisa e nos compromissos de responsabilidade social. Ações que afetam não somente a instituição, mas também toda a sociedade que a cerca.

        

CSA:

A UFSM conta com uma Comissão Setorial de Avaliação (CSA) em cada Centro, responsável pelo desenvolvimento das atividades e interligação da UFSM com a CPA. As comissões setoriais de avaliação junto a universidade são constituídas por um coordenador, representantes do corpo docente, técnico-administrativos e discente de cada campus. Compete à comissão setorial de avaliação sensibilizar a comunidade acadêmica dos centros para os processos de avaliação institucional, desenvolver o processo de autoavaliação na unidade, conforme o projeto de autoavaliação da universidade e orientações da CPA, participar das reuniões para desenvolver suas atividades, sistematizar e prestar as informações necessárias para a CPA.

 

Membros da Comissão Setorial de Avaliação Institucional da Unidade CESNORS:

 

Charlene Oliveira Trindade - Representante Técnica Administrativa em Educação - Coordenadora

Danielí Berlesi – Representante Discente

Eliciane Bruning de Salles – Representante Técnica Administrativa em Educação - Coordenadora Substituta 

Nilce Coelho Peixoto – Representante Docente

Rafael Façanha de Barros – Representante Discente

Tanice Andreatta – Representante Docente

 

Relatórios de Autoavaliação