O texto final que compõe o PDI 2016-2026 da UFSM foi concluído e o documento será analisado pela CLR/CONSU, responsável por elaborar o parecer que entrará em pauta na reunião do dia 15 de dezembro do Conselho Universitário.

Após um período em que ficou disponível para contribuições adicionais, o texto-base foi ajustado pela comissão executiva do PDI. Após os últimos ajustes, o documento foi impresso e protocolado, seguindo agora os trâmites necessários para apreciação do Conselho Universitário. Incluindo os anexos, são 441 páginas que trazem, além do plano propriamente dito, uma relação completa com todas as contribuições que foram analisadas, bem como a metodologia utilizada para elaborar o documento.

O texto enviado ao CONSU pode ser visualizado clicando aqui. O documento contém cinco capítulos, com o seguinte conteúdo:

• Capítulo 1 - Introdução: uma apresentação da UFSM e um resumo sobre o conteúdo do documento;
  • Capítulo 2 - Perfil institucional: informações gerais sobre diferentes aspectos da UFSM;
  • Capítulo 3 - Planejamento estratégico: o planejamento estratégico da instituição, contendo os 45 objetivos a serem alcançados pela UFSM nos próximos 10 anos;
  • Capítulo 4 - Projeto pedagógico institucional: o novo projeto pedagógico institucional (PPI) da UFSM, já aprovado pelo CEPE e contendo as diretrizes das políticas de ensino, pesquisa e extensão;
  • Capítulo 5 - Diretrizes da políticas institucionais: um conjunto de diretrizes a serem seguidas pela instituição no que diz respeito às seguintes áreas: planejamento e avaliação; governança, controle interno e gestão de riscos; organização administrativa; gestão de pessoas; gestão orçamentária; tecnologia da informação; assistência estudantil; infraestrutura e gestão do acervo bibliográfico; gestão ambiental; inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia; comunicação; acessibilidade.

Além desses cinco Capítulos, há seis anexos:

• Anexo I – Metodologia de elaboração do PDI
  • Anexo II – Relação inicial de indicadores para o mapa estratégico
  • Anexo III – Relação de Contribuições
  • Anexo IV – Relação dos participantes nas reuniões do processo de elaboração do PDI 2016-2026
  • Anexo V – Relação dos participantes que contribuíram para o PDI 2016-2026 com sugestões na consulta pública em novembro/2016
  • Anexo VI – Relação dos participantes que contribuíram para o PDI 2016-2026 com sugestões no formulário on-line

O processo de elaboração do texto do PDI envolveu a criação de comissões temáticas e contou com a análise de mais de 3.000 contribuições. Para entender como ocorreu esse processo, foi desenvolvido um vídeo explicativo, que pode ser visualizado no canal da TV Campus no Youtube ou, diretamente, clicando aqui.