A Pró-Reitoria de Planejamento tem desenvolvido desde o ano passado, junto a algumas unidades da UFSM, o Plano de Desenvolvimento da Unidade, o PDU.

Alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, o PDU vai apresentar os objetivos e metas das unidades, servindo como guia para execução ao longo do ano.

Segundo o pró-reitor de Planejamento, Frank Casado, o objetivo é promover uma mudança de cultura, em que haja mais planejamento, e que o Plano seja um facilitador para a gestão. "A preocupação da Proplan é fazer com que o PDI e o PDU sejam práticos, e que haja um vínculo com o orçamento".

Nesse sentido, a Proplan atua dando suporte para que as unidades construam o seu próprio Plano. "Nós não elaboramos o PDU. A orientação é que o centro forme sua própria equipe e nós damos o auxílio, as ferramentas, a metodologia e apoiamos nos ajustes necessários", salienta Frank. Ele ressalta, ainda, a importância das discussões que já são feitas com os conselhos das unidades para que acompanhem e avaliem a execução do PDU.

As discussões para construção dos planos são realizadas desde o fim do primeiro semestre de 2016 e devem seguir ao longo deste ano. Atualmente, já recebem esse apoio Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), o Centro de Tecnologia (CT) e o Departamento de Comunicação.

As unidades que tenham interesse em desenvolver o PDU podem entrar em contato com a Proplan.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social-UFSM