No mês de novembro de 2015 foi apresentada a metodologia básica do PDI, que previa as linhas gerais do processo de elaboração do PDI, incluindo a criação de uma Comissão Central, uma Comissão Executiva e Comissões Temáticas. A Comissão Central foi nomeada em fevereiro de 2016 e a partir de então as demais comissões foram criadas. A partir disso se passou a detalhar a forma como o PDI seria elaborado, definindo as estratégias utilizadas para envolver e consultar a Comunidade Universitária na elaboração do plano.

dois aspectos centrais abordados no PDI: o documento propriamente dito e o mapa estratégico, com os objetivos institucionais. O esquema da figura abaixo ilustra estes dois aspectos e como eles serão tratados no processo de elaboração do PDI pela UFSM.  

EsquemaPDI

O Documento do PDI aborda itens que são determinados pelo art. 16 do decreto 5.773/2006. Os itens do decreto terão capítulos específicos dentro do documento e a elaboração dos textos de cada capítulo ficará a cargo das Comissões Temáticas, que estão fazendo reuniões de trabalho para discutir cada um dos temas. Os textos, de uma forma geral, conterão um resumo da situação atual da UFSM e um conjunto de diretrizes a serem observadas no futuro.

Os Objetivos Institucionais irão compor o mapa estratégico da UFSM, que atende ao primeiro item que consta no decreto 5.773/2006 sobre o PDI: missão, objetivo e metas da instituição. No processo definido pela Comissão Central a elaboração dos objetivos institucionais terá um tratamento diferenciado, sendo construído com a ampla participação da comunidade por meio de um formulário on-line e com o apoio de visitas e fóruns a serem realizados nas Unidades de Ensino, bem como de palestras e seminários para tratar de assuntos inerentes aos desafios que serão enfrentados pela UFSM nos próximos anos. 

Documento do PDI

O Documento do PDI contempla todos os aspectos citados pelo art. 16 do decreto 5.773/2006, e também as orientações do MEC sobre o assunto. Para elaborar o documento foram definidas Comissões Temáticas, que serão responsáveis pela elaboração dos textos de cada um dos temas. Além dos itens citados no decreto e nas orientações do MEC, o PDI da UFSM também conterá capítulos para tratar de temas específicos que estão em pauta na universidade: Responsabilidade AmbientalPolítica de Comunicação e Inovação, Empreendedorismos e Transferência de Tecnologia.

O documento final será dividido em capítulos, de acordo com as Comissões Temáticas. Desta forma, o documento terá sete capítulos:

  1. Planejamento e Desenvolvimento Institucional:
  2. Políticas Acadêmicas:
  3. Políticas de Gestão:
  4. Infraestrutura:
  5. Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia:
  6. Responsabilidade Ambiental:
  7. Políticas de Comunicação:

Cada capítulo abordará os seus assuntos específicos, contendo sempre que possível uma visão geral daquele assunto na universidade, seguida de um texto orientando sobre quais são os principais desafios e políticas para o futuro. Os textos de cada capítulo são de caráter geral e contemplam diretrizes a serem observadas pela universidade no desenvolvimento de suas atividades. A imagem da figura abaixo ilustra um exemplo de como poderá ser a estrutura do documento do PDI ao final do trabalho de elaboração dos textos.

 EstruturaDocumentoPDI