O Desafio 3 – Inclusão Social contém 16 objetivos estratégicos, sendo cinco na dimensão Alunos e sociedade, oito na dimensão Processos e três na dimensão Aprendizado e infraestrutura.

Dentre os 5 objetivos da dimensão Alunos e sociedade, há um relacionado às políticas de acesso à Universidade, as quais devem estar em consonância com a estratégia de ações afirmativas do governo federal. Há também um objetivo relacionado à formação dos alunos em geral, que deve ir além de formação técnica na área e considerar aspectos humanistas e de inclusão social. Outro objetivo é voltado para a satisfação dos alunos, considerando cuidados especiais relacionados a alunos oriundos das políticas de inclusão. Outros dois objetivos são relacionados a intervenções na sociedade, incluindo o desenvolvimento de tecnologias sociais, projetos culturais e projetos de extensão com foco no desenvolvimento social

Dentre os 8 objetivos da dimensão Processos, há um específico para fortalecer as políticas de assistência estudantil, que são um importante suporte para as questões relacionadas à inclusão social. Além disso, há três objetivos estreitamente relacionados à área de ensino, sendo um deles sobre estratégias de reforço de aprendizagem, outro sobe métodos de ensino e um terceiro no sentido de considerar atividades de inclusão social como alternativa de aprendizado extraclasse para os alunos. Há também três objetivos relacionados ao desenvolvimento organizacional, um deles relacionado à melhoria de processos em geral, o outro sobre aspectos de comunicação, os quais devem considerar as condições de pessoas com deficiência, e um terceiro para considerar as realidades multi-campi e os diferentes níveis de ensino. Por fim, há também um objetivo para fomentar a implementação de projetos de pesquisa e extensão sobre temas que envolvam a inclusão social

Dentre os 3 objetivos da dimensão Aprendizado e infraestrutura há um no sentido de desenvolver uma cultura ética em relação a aspectos de inclusão e diversidade. Outro objetivo é voltado para preparar o corpo técnico e docente para lidar com os diferentes aspectos da inclusão social e o último objetivo é sobre a infraestrutura predial e logística da instituição, que deve considerar os aspectos de acessibilidade.

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