O Desafio 5 – Modernização e desenvolvimento organizacional possui 16 objetivos estratégicos, sendo um na dimensão Alunos e sociedade, sete na dimensão Processos, cinco na dimensão Aprendizado e infraestrutura e três na dimensão Sustentabilidade financeira.

O único objetivo da dimensão Alunos e Sociedade está relacionado ao uso de boas práticas de governança, voltadas para a transparência e profissionalização administrativa da instituição.

Dentre os 7 objetivos da dimensão Processos há um relacionado à estrutura administrativa e dimensionamento de pessoal. Além disso, há também objetivos no sentido de melhorar os processos institucionais, considerando de maneira especial as particularidades dos diferentes níveis de ensino e a realidade multi-campi da instituição. Há ainda um objetivo relacionado à comunicação institucional, que tem reflexo em diferentes aspectos da instituição, sejam eles internos ou externos à Universidade. Outro objetivo é para atuar em parceria com outras instituições no intuito de desenvolver e trocar informações sobre práticas de gestão. Há também um objetivo relacionado a desenvolver projetos de pesquisa aplicados à realidade da UFSM e, por fim, um objetivo para fortalecer as relações institucionais da Universidade com a sociedade.

Dentre os 5 objetivos da dimensão Aprendizado e infraestrutura há três relacionados à gestão de pessoas e outros dois sobre infraestrutura. Nos objetivos de infraestrutura, há um sobre Tecnologia da Informação e outro sobre a infraestrutura e logística de forma geral. Na área de gestão de pessoas, um objetivo é para desenvolver competências gerenciais, técnicas e de liderança e outro é no sentido de possuir um sistema de seleção e progressão capaz de equilibrar ensino, pesquisa e extensão, considerando ainda as diferentes áreas e níveis de ensino. O último é para desenvolver uma cultura de comprometimento organizacional

Os 3 objetivos da dimensão Sustentabilidade financeira são voltados para questões orçamentárias, relacionadas a aumentar o orçamento que a Universidade recebe do governo federal, além de potencializar a captação de recursos externos e, ao mesmo tempo, desenvolver uma gestão orçamentária transparente, eficiente e capaz de servir de suporte para executar a estratégia institucional.

MapaDesafio5