O Desafio 6 – Desenvolvimento Local, Regional e Nacional contém 18 objetivos estratégicos, sendo cinco na dimensão Alunos e sociedade, oito na dimensão Processos, quatro na dimensão Aprendizado e infraestrutura e um na dimensão Sustentabilidade financeira.

Dentre os 5 objetivos da dimensão Alunos e sociedade, três possuem relação direta com os espaços de intervenção da Universidade na sociedade. Há um objetivo sobre o apoio a políticas públicas (saúde, educação, meio-ambiente e outras). Outro objetivo é sobre serviços que a Universidade pode oferecer à sociedade como forma de apoiar o seu desenvolvimento (exemplos são os laboratórios, empresas jr. ou serviços de assistência envolvendo alunos). O terceiro objetivo é sobre ações pontuais de projetos de extensão com foco em demandas específicas da sociedade. Além desses três objetivos há um sobre o perfil do formando, que deve ter preocupação com o desenvolvimento da sociedade, e, por fim, o quinto objetivo é no sentido de utilizar alguns nichos de produção intelectual como forma de apoiar o desenvolvimento, em especial a produção artística e cultural e o desenvolvimento de tecnologias sociais

Dentre os 8 objetivos da dimensão Processos, um é para fortalecer os mecanismos institucionais de relacionamento da Universidade com a sociedade, enquanto outro é para fomentar internamente o desenvolvimento de projetos aplicados que tenham potencial para atuar diretamente na sociedade. Há também dois objetivos sobre fortalecer o papel das atividades de extensão como forma de aprendizagem complementar aos alunos e ainda um objetivo sobre projetos interdisciplinares. Os demais são objetivos que passam por todos os desafios, como a comunicação institucional e a otimização de processos, sempre considerando a realidade multi-campi e os diferentes níveis de ensino

Dentre os 4 objetivos da dimensão Aprendizado e infraestrutura, um é sobre a cultura de integração entre as áreas e outros dois são para manter um quadro docente de excelência que atue também em atividades de extensão. Há também um objetivo relacionado à infraestrutura de logística, que é importante no contexto de algumas atividades de extensão.

O objetivo da dimensão Sustentabilidade financeira diz respeito à captação de recursos, já que determinados serviços tem esse potencial e podem ajudar a manter laboratórios e equipamentos.

MapaDesafio6