O Desafio 7 – Gestão Ambiental possui 7 objetivos estratégicos, sendo que dois estão na dimensão Alunos e sociedade, três estão na dimensão Processos e dois na dimensão Aprendizado e infraestrutura.

Dentre os 2 objetivos da dimensão Alunos e sociedade, um está relacionado com uma contribuição direta que a Universidade pode dar à sociedade ao implantar um sistema de gestão ambiental que torne a UFSM modelo no tratamento de questões ambientais. O outro objetivo existente é na área de ensino, no sentido de formar alunos que tenham consciência ambiental.

Dentre os 3 objetivos da dimensão Processos, há um com foco em manter processos e rotinas de trabalho que valorizem os diferentes aspectos relacionados à responsabilidade ambiental. Há também um objetivo voltado para a execução de projetos relacionados à responsabilidade ambiental, sejam eles aplicados à realidade da Universidade ou da sociedade em geral. O outro objetivo é no sentido de considerar que cada campus tem uma característica ambiental particular que deve ser respeitada.

Dentre os 2 objetivos da dimensão Aprendizado e infraestrutura, há um objetivo voltado para disseminar uma cultura ética em relação ao cuidado com o meio ambiente, enquanto o outro objetivo tem foco na infraestrutura de engenharia e logística, as quais devem estar de acordo com os parâmetros de respeito ao meio ambiente nos mais diversos aspectos, sejam eles de eficiência energética, gestão de resíduos, água, esgoto, proteção e recuperação de áreas verdes, etc.

MapaDesafio7