9 Profissões na Área de Computação

PorDaniel Libanori

9 Profissões na Área de Computação

Dentro do grande número de ramos de atuação da computação no mercado de trabalho, muitos estudantes têm dúvidas sobre para qual área seguir e para onde focar seus estudos. Com isso, o PET-Redação desse mês vem trazer algumas das principais profissões para se aprofundar nos estudos. Mesmo sendo muitas profissões diferentes, sendo quase impossível de listar todas, separamos uma seleção especial para ajudar você a se preparar para o mercado de trabalho.

Analista de Banco de Dados

Cada vez mais é crescente dentro das empresas a necessidade de banco de dados. Com isso entram os analistas de banco de dados, que cuidam de todo o armazenamento dos dados, verificando a segurança, o nível de acesso que cada pessoa pode vir a ter,  desenvolvendo melhorias e solucionando problemas que possam aparecer. Uma área muito promissora, principalmente quando se fala do conceito de Big Data.

Analista de Redes

Muitas empresas, principalmente de grande porte, acabam adotando redes locais, devido a diversos fatores, seja para limitar o acesso do usuário a determinados conteúdos ao utilizar os computadores da empresa ou até por segurança das informações da própria empresa. Sendo assim necessário o Analista de Redes, que irá cuidar de toda a parte de modems, instalação das redes locais e remotas e os recursos de telecomunicação.

Analista de Segurança da Informação

Outra área em forte crescimento no mercado é a de analista de segurança da informação. Esse profissional é responsável por proteger os dados de uma empresa. Ele verifica as vulnerabilidades, adequa a empresa as normas de segurança de informação, cuida de dados que devam ser criptografados e até realizar testes de invasão. Ele também será o responsável por verificar se toda a empresa está realizando os procedimentos de segurança através de auditorias e instruir os outros colaboradores sobre as políticas de segurança pertinentes, a fim de manter todo o sigilo que a empresa busca em seus dados.

Programador WEB

Uma das áreas mais populares e com um mercado extremamente grande e consolidado é a área de programador Web. Essa área pode se dividir entre o programador responsável pela parte visual das páginas de internet, conhecido popularmente como FrontEnd, e o responsável pela parte de trabalhar com os dados e realizar a comunicação com o servidor que o site está hospedado, o famoso BackEnd. Embora nada impeça que um mesmo programador exerça ambas as funções. Embora muitas pessoas ainda tenham medo de perder mercado para sistemas que vendem sites semiprontos, isso é uma realidade muito distante, pois cada vez mais as empresas querem ter seus próprios sites, mas que possuam funcionalidades próprias e com fins muito específicos. Logo, esse mercado é extremamente forte e consolidado. Uma ótima escolha, atualmente uma das áreas com mais vagas disponíveis.

Programador Mobile

A programação mobile é outra área que hoje está extremamente consolidada no mercado de trabalho e vem crescendo a cada dia. Com a popularização dos smartphones, se tornou essencial a existência de mais desenvolvedores mobile, uma vez que diversas empresas buscam ter seus próprios aplicativos para facilitar o contato com seus clientes.

Analista de Suporte

O analista de suporte é o profissional destinado a resolver problemas dentro de algum sistema. Os problemas podem vir de diversas maneiras, seja através de atendimento telefônico, e-mails ou help-desk. É imprescindível que se tenha uma boa comunicação para o atendimento do público em geral. E se relaciona diretamente com outras áreas de computação, a fim de prestar o suporte aos clientes dessas áreas.

Analista de Qualidade de Software

Como o mercado de desenvolvimento de softwares está cada vez maior, as empresas sempre vêm lutando contra prazos e utilizando grandes equipes para realizar seus projetos. E com isso, muitas vezes, os programadores acabam não se atentando às boas práticas de programação, ter um bom entendimento das funcionalidades que o cliente pediu do software comprado e muitos outros pequenos erros. É nesse contexto que entra o Analista e Qualidade de Software, que é o profissional responsável por garantir que o projeto pedido pelo cliente seja totalmente entendido pela equipe e que seja feito da melhor forma possível.

Analista de Dados

Em grandes empresas, com grande entrada e saída de produtos, é cada vez mais difícil analisar os dados referentes à empresa para se tomar uma decisão gerencial. Para resolver isso entra o Analista de Dados, que é responsável por receber um grande número de dados (sejam números relacionados a vendas, padrão de consumo de clientes, fornecedores ou até dados do processo produtivo) e realizar uma análise desses dados, construindo tabelas e gráficos que facilitem para que a gerência de uma empresa tome decisões.

Desenvolvedor de Jogos

Uma área em crescimento no mercado é a de desenvolvimento de jogos, embora ainda seja um tanto fraca no Brasil, nos últimos anos houve um grandíssimo salto. E nos próximos anos a tendência é crescer ainda mais, uma vez que a cada dia os jogos eletrônicos se tornam mais populares e acessíveis, principalmente entre os mais jovens.

Feedback e publicações anteriores:

Caso você tenha interesse em ler as edições anteriores do PET Redação ou conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo PET-SI não deixe de conferir nossa página. Antes de você partir gostaríamos também de pedir que você nos ajude, respondendo o formulário de avaliação abaixo. Esse formulário nos ajuda a moldar nossas atividades para melhor atender os nossos leitores.

Comentários não são aceitos para este Post!!!