Flutter: O futuro de aplicações Desktop, Mobile e Web?

PorRafael Silva

Flutter: O futuro de aplicações Desktop, Mobile e Web?

Olá pessoal, no PET-Redação de hoje será abordada uma tecnologia promissora da Google, o Flutter. O Flutter é um SDK open-source com o objetivo de construir aplicações mobile, web e desktop a partir de um único código(multiplataforma). Dessa forma, permite um rápido desenvolvimento aliado a uma expressiva e flexível UI (User Interface). Além disso, o desempenho é nativo tanto para Android quanto para iOS, o que permite que apps fluam mais rápido trazendo ótimos benefícios a aplicação.

O Flutter é programado em Dart, uma linguagem da Google, parecida com Java, e compilada em código de máquina. Tudo no Flutter são widgets e esses widgets formam uma árvore com hierarquias de pai e filho, dessa forma se torna mais fácil fazer as criações, pois há muitas opções de widgets disponíveis, ao contrário do React Native, tecnologia do Facebook que utiliza JavaScript onde widgets são chamados de componentes onde estes não apresentam tanta complexidade, sendo necessário a criação dos mesmos.

Além disso, o Flutter apresenta um melhor desempenho em comparação com o React Native já que na tecnologia do Facebook é feita uma ponte entre o código nativo e o Javascript. Uma curiosidade muito interessante é de que a Google está desenvolvendo um novo SO (sistema operacional) utilizando Flutter, chamado de Fuchsia, para substituir o grandioso Android, com uma performance muito melhor que o atual SO da empresa.

Grandes organizações estão adotando a nova tecnologia da Google diante das vantagens de a utilizá-la. Um grande exemplo é a Nubank, fintech (financial technology) brasileira que está mudando o cenário de bancos do país, que está alterando suas aplicações para o Flutter. Diante disso, não surgem dúvidas de que o Flutter tem muito a evoluir e crescer no mercado. Que tal instalá-lo e dar os primeiros passos?

Primeiramente, clique aqui  e instale o Flutter e o Android Studio conforme os passos.

Após a instalação, abra o terminal e digite: flutter doctor e aparecerá a seguinte tela, significando que o Flutter está instalado e o Android Studio também.

Agora, abra o Android Studio e vamos configura-lo clicando em Configure e em Plugins

Após isso, procure pelos plugins do Dart e do Flutter e instale-os.

Vamos criar um projeto, para isso clique em “Start a New Flutter Project” e em “Flutter Application”, escolha um nome para o projeto e selecione o PATH do Flutter, bem como a localização desejada do projeto:

Após isso, aparecerá uma tela com configurações de nome de domínio, deixe assim ou coloque qualquer outro nome que desejar e então clique em Next.

O projeto será criado e aparecerá a seguinte tela:

Clique na imagem do smartphone e selecione um emulador (caso não tenha um, crie um), após isso clique no botão play para executar a aplicação exemplo.

A aplicação exemplo será emulada e podemos ver que o modelo possui um botão + que realizará incremento de quantas vezes o usuário clicou nesse botão. Espero que tenha gostado e boas criações!

Referências:

http://flutter.dev

http://dart.dev

Feedback e publicações anteriores:

Caso você tenha interesse em ler as edições anteriores do PET Redação ou conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo PET-SI não deixe de conferir nossa página. Antes de você partir gostaríamos também de pedir que você nos ajude, respondendo o formulário de avaliação abaixo. Esse formulário nos ajuda a moldar nossas atividades para melhor atender os nossos leitores.

Comentários não são aceitos para este Post!!!