Portal do Governo Brasileiro

 

 

O Curso de Especialização em Design de Superfície da Universidade Federal de Santa Maria foi efetivado no ano de 1989, propondo-se a formar profissionais para criar estampas para as mais diversas superfícies, tais como: cerâmicas de revestimento (piso e parede), papéis (revestimento de parede e papelaria em geral), bem como sobre tecidos (vestuário e decoração de interiores).

 

É de edição bienal, iniciando suas aulas no segundo semestre de anos não consecutivos, com aulas presenciais, pelo turno da manhã e tarde. O Curso recebe profissionais graduados principalmente nas áreas de artes visuais, arquitetura, moda e estilismo, desenho industrial, design e áreas afins.

 

As disciplinas são ministradas sob forma de preleções, seminários, discussões em grupo, trabalhos práticos e demais procedimentos didáticos pertinentes à área de Design de Superfície. Como atividades complementares são realizadas viagens de estudo para visitas técnicas a empresas de diferentes setores industriais, bem como palestras e oficinas/workshops com profissionais e pesquisadores da área. A carga horária total é de 465 horas, em 31 créditos.

 

Assim, como profissional, o egresso estará capacitado a desenvolver projetos diferenciados no que se refere à concepção de desenhos para serem aplicados em têxteis, revestimentos cerâmicos ou suportes em papel, bem como outras superfícies em distintos materiais. Objetiva-se também o conhecimento do processo de produção, tecnologia e mercado, tanto a nível nacional como mundial.