UFSM


 

Planetário da UFSM

A Astronomia pode ser extremamente motivadora e divertida, mas acima de tudo tem fundamental importância na complementação à educação formal e até mesmo humanística. Uma ciência que está inserida em outras, unificadora do conhecimento, fundamental no desenvolvimento do gosto pela investigação e descoberta da ciência e tecnologia. Astronomia projeta o homem na sua dimensão e no seu lugar no Universo, e os Planetários e os Centros Interativos de Astronomia, são fundamentais neste contexto. Hoje um Planetário com a era digital começa a contribuir com as mais diversas áreas da ciência.

Antes mesmo da Criação da UFSM em 1960, já havia em seu pré-projeto datado de 1958, neste estavam presentes junto a praça central do futuro campus o Planetário e o Museu de Ciências, isto porque seguia os modelos das grandes universidades americanas e européias. O idealizador da UFSM, Prof José Mariano da Rocha Filho, havia realizado viagens para planejar um modelo próximo ao ideal, para a futura universidade de Santa Maria. Em 1960, Mariano conseguiu um primeiro esboço do que viria a ser o Planetário com o arquiteto Oscar Niemayer, este esboço foi desenhado em uma folha de guardanapo de restaurante e entregue a Mariano em Goiânia (GO), Niemayer ali tinha prestado uma pequena contribuição, pois o mesmo não tinha disponibilidade para fazer o projeto de alguns prédios da UFSM como havia sido solicitado.

UFSM foi criada em 14 de dezembro de 1960, sendo a primeira Universidade Federal no interior do Brasil e o Planetário em 14 de dezembro de 1971, foi o quarto Planetário Brasileiro, o oitavo na América Latina, o primeiro no Rio Grande do Sul e o Primeiro em uma cidade do interior no Brasil.



Museu Interativo de Astronomia.

Na cúpula "Santos Dumont" o Museu Interativo da  UFSM possui um Planetário Zeiss Spacemaster, que anteriormente estava na cúpula "Reitor Mariano" com um projetor  auxiliar  DLP half-dome .zeiss

Museu Gama d´Eça

Visite também o Museu Educativo Gama d´Eça, no centro da cidade e conheça a exposição sobre a criação da UFSM.


Horário: 8:00 - 12:00 * 13:00 - 17:00 todos os dias