E A BRUXA FOI PARA O ESPAÇO

O MUNDO VIRTUAL DE ARTHUR

DOIS PEDACINHOS DE VIDRO

AS ESTRELAS DOS FARAÓS

 

Sessões para escolas e grupos (mais de 30 pessoas):

Agendamento com no minimo 48 hs. de antecedência, sujeito a disponibilidade de horário.

Horários disponíveis; de segunda à sexta-feira: 9:00 - 10:00 - 11:00 e14:00 - 15:00 - 16:00

Para maiores informações, favor ligar para Secretaria do Planetário da UFSM: (55) 3220 8226

 

RESUMO DOS CONTEUDOS (AULA-SESSÃO) DO PLANETÁRIO

 

O MUNDO VIRTUAL DE ARTHUR

O documentário começa com a apresentação de um garoto que tem o nome de Arthur. Com sua imaginação e curiosidade o garoto nos leva a uma viagem que nos conecta a lugares diferentes no Universo em épocas diferentes. Sua criatividade e empolgação pela ciência nos faz viajar pelos objetos mais estranhos espalhados no espaço, como algumas galáxias e estrelas, contando ao mesmo tempo alguns mistérios presentes na astronomia e explicando como o Universo e tudo que existe ao nosso redor começaram.

Além do mundo virtual de Arthur nos fornecer uma ampla visão de como tudo era antes de surgir o planeta Terra e o sistema solar, ele nos mostra o desenvolvimento cientifico que raça humana obteve voltado à astronomia, para poder chegar até a ciência de hoje, isso inclui a construção de instrumentos astronômicos antigos e enormes.

Mas o que será que vai acontecer com toda esta tecnologia? Arthur também responde esta pergunta com muita empolgação, ele explica a exploração espacial pelos planetas vizinhos e as descobertas do homem pelo espaço que nos surpreendem todos os dias.

Título original: Arthur     Duração: 29 minutos

País de origem: Brasil Produção: Cybertheather

Recomendação: a partir de 6 anos de idade

 

DOIS PEDACINHOS DE VIDRO

A partir de uma noite de observação astronômica, o filme conta a história do telescópio, começando com a luneta de Galileu até os modernos instrumentos de observação astronômicos. São apresentados os diversos tipos de telescópios a partir do funcionamento e da observação que cada um permite, sempre destacando a importância deles para o conhecimento que temos do Universo hoje. Conceitos desde as descobertas de Galileu até as mais recentes descobertas, incluindo expansão do universo e buracos negros.

Título original: Two small pieces of glass       Duração: 23 minutos

País de origem: Estados Unidos

Produção: Imiloa Astronomy Center, Buhl Planetarium at the Carnegie Science Center e Interstellar Studios

Recomendação: a partir de 10 anos de idade. São abordados conceitos e teorias que exigem abstração.

 

AS ESTRELAS DOS FARAÓS

O público será levado de volta 6.000 anos para a terra de Egito antigo e as estrelas em seus céus do deserto. Multi-media show da Imaginarium reencena a criação mitológica do universo egípcio e discute as ligações celestes das muitas pirâmides que estão a sentinela de sua história antiga.  Saiba como o Sol, Orion e a antiga Estrela Polar foram utilizados para alinhar templos e pirâmides monumentais do Egito. Viagem através desta cultura antiga para ver o mais antigo calendário que já foi inventado, com base na subida da estrela Sirius e sua capacidade de prever a inundação anual do rio Nilo. O elemento mais fascinante presente na cultura egípcia é a intimidade que aquela civilização tinha com a astronomia, por mais antiga que seja, tinha um conhecimento do Universo admirável, pois naquela época eles não tinham os mesmos instrumentos que os nossos, mais em compensação tinham como presente uma visão profundamente inspiradora do céu, pois ele era limpo e belo.  O documentário acima nos mostra tudo isso, e mais um pouco sobre o povo egípcio, além do qual nos permite viajar por um mundo antigo, que tinha um pensamento profundo, brilhante e ao mesmo tempo fascinante pela astronomia.

Título original: Stars of the Pharaohs     Duração: 35 minutos

País de origem: Estados Unidos  Produção: Imaginarium, Buhl Planetarium

Recomendação: a partir de 14 anos de idade. São abordados conceitos e teorias que exigem abstração.

 

MARAVILHAS DO UNIVERSO

Programa desenvolvido sobre a ideia apresentada no livro Cosmos de Carl Sagan. Observação profunda do universo. As imagens obtidas através do Telescópio Espacial Hubble, e através delas viajar pelo tempo a milhares de milhões de anos no tempo para testemunhar o nascimento do universo. São explorados temas como a formação de galáxias e conhecer algumas das nebulosas mais maravilhosas e outras estruturas astronômicas. Uma viagem dos confins do universo, chegando a nossa própria galáxia Via Láctea e finalmente ao nosso sistema solar comentando sobre planetas, cometas e asteroides e encerrando com a chegada na nossa casa a Terra.

Título original: Maravilhas do Universo                    Duração: 35 minutos

País de origem: Brasil

Produção: Associação Brasileira de Planetários e Planetário da UFSM

Recomendação: a partir de 12 anos de idade