mestrado doutorado w

Grupos de Pesquisa


Durante o mês de maio de 2018, os professores Cassiano Rech e Marco Antônio Dalla Costa, ambos do PPGEE/UFSM, foram indicados para atuarem como Editores Associados de importantes periódicos na área Engenharias IV da CAPES.
Os professores irão atuar como Editores Associados da IEEE Transactions on Industrial Electronics (periódico Qualis A1 da CAPES, com fator de impacto 7,168). Trata-se do 12º periódico com maior fator de impacto em toda área de Engenharia Elétrica e com significativa importância em diversas áreas da Engenharia Elétrica.
Além disso, o Prof. Marco também atuará como Editor Associado do IEEE Journal of Emerging and Selected Topics in Power Electronics (também com classificação Qualis A1 da CAPES, com fator de impacto 4,269).

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) informa que o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018 foi lançado hoje.
As inscrições devem ser realizadas no período de 13 julho a 19 de agosto de 2018 até as 23h59min (horário de Brasília), por meio do endereço www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br
Em sua 8ª edição, o Prêmio Pesquisador Gaúcho foi criado com o objetivo de reconhecer o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, destacando a importância do investimento científico, tecnológico e de inovação para alavancar o desenvolvimento do Estado.
Neste ano serão contempladas seis áreas do conhecimento (pertinentes ao ano par), na modalidade Pesquisador Destaque:

  • Ciências Biológicas
  • Ciências Exatas e da Terra (Física, Matemática, Astronomia, Estatística, Geociências)
  • Ciências Sociais Aplicadas (Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo, Planejamento Urbano e Regional, Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia, Administração, Contabilidade e Economia)
  • Ciência da Computação
  • Engenharias
  • Química

A premiação também contempla categorias para jovens cientistas e pesquisadores atuando em empresas e na área industrial com foco na inovação tecnológica, através das categorias: Jovem Pesquisador, Pesquisador Empreendedor e Pesquisador na Indústria.
O tema desta 8ª edição é “Ciência para a Redução das Desigualdades”, acompanhando a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é uma promoção anual do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com a categoria Pesquisador Destaque Especial . A distinção visa reconhecer atividades de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, que contribuam para a busca de equidade. A pesquisa desenvolvida, ou em curso, deve mostrar a contribuição relevante para a redução das desigualdades e promoção da inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra segmentação.
O evento também terá como destaque os nove Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT’s), sediados no estado, que abrangem grupos de excelência em pesquisa.
A solenidade de premiação será realizada no dia 18 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), após análise dos pedidos de reconsideração, divulga o resultado final do processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica, Edital Nº 015/2018, para ingresso no 2º semestre de 2018:

Os candidatos classificados deverão estar atentos aos próximos prazos do Edital, como confirmação de vaga (16 a 18/07) e solicitação de matrícula via web (23 a 25/07). A chamada de suplentes está prevista para 01/08.

No dia 16 de julho, das 10h às 11h, no Auditório do INPE, acontecerá a palestra Becoming Globally Elite com George Spoth, Diretor Associado Executivo de Programas Internacionais da Whitacre College of Engineering na Texas Tech University, vai falar um pouco sobre como é ser responsável por vários programas e estágios para mais de 500 engenheiros de graduação, da Texas Tech que viajam ao exterior anualmente, além de comentar sobre oportunidades de intercâmbios no exterior.

Palestra George Spoth

O DERCA divulgou o Edital Nº 04/2018, tornando pública a abertura de inscrições à categoria Aluno Especial I em disciplinas de Pós-Graduação para o 2º semestre letivo de 2018. O período para inscrição via web e postagem dos documentos, via Correios, vai até 06 de julho de 2018. Não serão aceitas documentações entregues pessoalmente.

Para mais informações, acesse o edital aqui.