mestrado doutorado w

Grupos de Pesquisa


PEC-PG

 

          A CAPES (http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg) e o CNPq (http://memoria.cnpq.br/web/guest/pec-pg) administram o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG), juntamente com o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores. Este programa objetiva a formação de recursos humanos, com vistas a possibilitar cidadãos oriundos de países em desenvolvimento a realização de estudos de pós-graduação em Instituição de Ensino Superior brasileira. São priorizados os países que apresentem candidatos no âmbito de programas nacionais de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e os países interessados, por via diplomática.

Isso significa que o ingresso de alunos nos Programas de PG na UFSM pode acontecer para o Mestrado ou Doutorado via o Programa PEC-PG, sem a necessidade de que esses candidatos participem do processo seletivo normal, via edital para seleção da UFSM. Contudo, destaca-se que os candidatos devem possuir a Carta de Aceitação, ”que é um documento necessário para o candidato apresentar sua candidatura na Embaixada Brasileira, no seu país de origem.

Uma vez emitida a Carta de Aceitação do programa e confirmada a concessão da bolsa para o candidato pela CAPES ou CNPq, é compromisso do PPGEE ofertar uma vaga para o candidato aceito previamente.

Pin It