mestrado doutorado w

Grupos de Pesquisa

A solicitação de defesa deve ser feita pelo menos 25 dias antes da defesa do Exame de Qualificação de Doutorado.

A Comissão Examinadora será constituída por cinco membros efetivos e dois suplentes, sendo que é obrigatório ter no mínimo um membro efetivo externo à UFSM.

Antes de acessar o sistema de processo online de solicitação de Defesa de Tese tenha os seguintes dados disponíveis:

1 - Versão online do Plano de Estudos, aprovado pelo Orientador e Coordenador PPGEE;

2 - Nome completo, CPF ou Passaporte, data de nascimento, titulação, sigla da IES e nome completo da IES do participante externo à UFSM;

3 - Verifique no Histórico Escolar se:

3.1 - todas as disciplinas estão com seus conceitos atribuídos? Caso negativo, procure o professor da disciplina para resolver a situação¹.

3.2 - A soma dos créditos deve ser no mínimo 36, equivalente aos 75% dos créditos requeridos pelo Regulamento do PPGEE.

3.3 -  No final do Histórico Escolar deve constar a observação de aprovação em dois Testes de Suficiência em Língua Estrangeira, sendo que o de Língua Inglesa é obrigatório.

4 - Todas as disciplinas que estão no Histórico Escolar devem constar no Plano de Estudos.

5 - Mais informações verifique no Regulamento PPGEE Seção V - Do Exame de Qualificação de Doutorado.

O processo online de solicitação de defesa deve ser realizado via Portal do Aluno.

A estrutura e apresentação da dissertação ou da tese deve respeitar o Manual de Dissertações e Teses (MDT) 2015.

¹ -  As disciplinas: EDD001 Elaboração de Dissertação/Tese ou EDD004 Elaboração de Defesa de Mestrado /Dissertaçãosão realizadas quando não há mais disciplinas a serem cursadas, a intenção é a de manter o vínculo do aluno com a Instituição e não caracterizar ABANDONO, não precisando de conceito para sua defesa de dissertação. Quando a defesa for realizada e aprovada, automaticamente o conceito para a disciplina passa a ser "Aprovado".)

Ótima Defesa!!