mestrado doutorado w

Grupos de Pesquisa


1 – Como posso ingressar em um curso de curso de pós-graduação da UFSM?

A seleção a todos os cursos de pós-graduação da UFSM ocorrem via edital público. São lançados dois editais de seleção por ano, um próximo ao meio do ano (geralmente em maio) e outro próximo ao final do ano (geralmente em outubro). É importante salientar que nem todos os cursos abrem vagas duas vezes ao ano. Os editais são publicados na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP (www.ufsm.br/prpgp), menu Editais, opção Editais de Seleção, ou diretamente através deste link: http://www.ufsm.br/prpgp/index.php/editais/editais-de-selecao.

Dúvidas específicas a respeito dos editais de seleção podem ser encaminhadas à Coordenadoria de Pós-Graduação da PRPGP, através do telefone 55.3220.8214 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Demais informações sobre os cursos de PG da UFSM podem ser obtidas na página da PRPGP no menu pós-graduação, onde os cursos estão organizados por nível (Especialização, Mestrado e Doutorado).

 

2 – Como funciona o processo seletivo?

O processo seletivo aos cursos de pós-graduação da UFSM são abertos através de edital público. O interessado em ingressar em um desses cursos deve contemplar todos os itens obrigatórios previstos no edital.

O processo seletivo é composto de quatro passos principais, que são:

  1. Inscrição do candidato (primeira etapa);
  2. Divulgação do resultado final dos classificados (primeira etapa);
  3. Solicitação de confirmação da vaga e entrega ou postagem dos documentos dos candidatos classificados;
  4. Matrícula.

Todos esses itens estão detalhadamente descritos em cada edital de seleção.

 

3 – Como faço para me matricular como aluno especial em curso de pós-graduação?

Duas vezes ao ano (próximo ao início de cada semestre) o Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA lança, em sua página de editais, o edital de abertura de inscrição a categoria de Aluno Especial I em disciplinas de pós-graduação. Podem participar do processo seletivo aqueles que se encaixam nas situações previstas no Art. 50 do Regimento Interno da Pós-Graduação, abaixo citado:

“Art. 50. A critério da coordenação do programa, desde que previstos no regulamento do programa, a matrícula especial poderá ser concedida nos seguintes casos:

  • I – alunos de graduação com, no mínimo, setenta e cinco por cento dos créditos necessários à conclusão do seu curso e participantes de projeto de pesquisa aprovados no âmbito da Instituição, cabendo ao coordenador do projeto a responsabilidade pela solicitação à coordenação;
  • II – estudantes vinculados a programas de pós-graduação de outras IES nacionais ou estrangeiras, cabendo à coordenação do programa de origem do  aluno a responsabilidade pela solicitação à Coordenação do Programa de PósGraduação da UFSM;
  • III – portadores de diploma de curso superior, participantes de projeto de pesquisa aprovados no âmbito da Instituição, cabendo ao coordenador do projeto a responsabilidade pela solicitação à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM; e
  • IV – servidores portadores de diploma de curso superior da Instituição e de outras IES, cabendo ao chefe imediato a responsabilidade pela solicitação à coordenação.”

A solicitação de matrícula como Aluno Especial ocorre em quatro etapas:

  1. Requerente solicita matrícula, via Web;
  2. Requerente envia documentação para a coordenação do curso;
  3. Curso envia ao DERCA os pedidos deferidos;
  4. Requerente executa a matrícula junto ao DERCA.

As datas específicas a cada uma das etapas da solicitação de matrícula como Aluno Especial I estão estipuladas no Calendário Acadêmico da Pós-Graduação (publicado no site da PRPGP).

De acordo com os parágrafos 1º e 2º do inciso IV do Art. 50 do Regimento Interno da Pós-Graduação, “a matrícula especial em disciplinas de pós-graduação é limitada a uma disciplina por semestre para cada aluno e, no máximo, a duas matrículas especiais em um programa de pós-graduação”. Além disso, “O aluno poderá fazer disciplinas, no máximo, em dois programas distintos... podendo totalizar, em quatro semestres distintos, quatro disciplinas como aluno especial na Instituição”.

 

4 – Onde encontro os editais de seleção aos cursos de pós-graduação da UFSM?

Todos os editais de seleção à Pós-Graduação na UFSM podem ser encontrados diretamente no presente link, ou indo até o site da PRPGP (www.ufsm.br/prpgp), menu Editais, opção Editais de Seleção. No caso de dúvidas específicas sobre algum item de um determinado edital, pode-se entrar em contato com a Coordenadoria de Pós-Graduação - CPG pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 55.3220.8214. Todos os editais de seleção à pós-graduação ao serem lançados são divulgados na página inicial do site da PRPGP, além de ser informado nas contas da PRPGP nas redes sociais Twitter e Facebook.

 

Pin It